07/12/2023 às 22h33min - Atualizada em 07/12/2023 às 22h33min

​Dezembro Vermelho: município de Cocal do Sul na luta contra a Aids

O objetivo da campanha é conscientizar a população quanto à prevenção da infecção e combate ao vírus HIV

O município de Cocal do Sul abraçou a Campanha Dezembro Vermelho, que tem o objetivo de conscientizar a população quanto à prevenção da infecção e combate ao HIV/Aids (Síndrome da Imunodeficiência Adquirida). 

A Secretaria de Saúde preparou algumas ações para o mês, entre elas uma palestra voltada a médicos, enfermeiros, técnicos e farmacêuticos, com o médico infectologista dr. Raphael Elias Farias, que irá ocorrer no dia 12 de dezembro, a partir das 13h30, no auditório da Coopercocal. O evento é aberto a estes profissionais da saúde, para receberem orientações e capacitação quanto ao tema.

Além disso, vale destacar que as unidades de saúde do município estão intensificando os testes rápidos de HIV que são feitos de forma simples e rápida, cujo resultado aparece na hora, além de orientações que também são dadas ao paciente. Além disso, a unidade de saúde do centro possui horário estendido de atendimento de segunda a sexta-feira, até às 21h, onde são oferecidos diversos serviços, entre eles o teste rápido.

Em Cocal do Sul existe um programa, situado na Vigilância Epidemiológica, voltado a orientar e atender os pacientes que contraíram o vírus HIV. Atualmente, são atendidos mais de 70 pacientes que recebem atendimento todo mês com o médico infectologista dr. Raphael, além de receberem também medicação gratuita (de uso diário).

“Sabemos que a prevenção e o tratamento, além da empatia, são fundamentais para continuarmos trilhando um caminho melhor e mais saudável; deixando claro que é necessário continuar testando, tratando os pacientes positivos e combatendo o preconceito e a discriminação”, enfatiza a secretária de Saúde, Glícia Pagnan.

Sobre a Aids

O vírus HIV está presente entre a população e o assunto precisa de notoriedade, por isso a importância da campanha. A doença é uma realidade, mas possui tratamento disponibilizado de forma gratuita pelo SUS.

A Aids é uma doença causada pela infecção do HIV (Vírus da Imunodeficiência Humana). Esse vírus ataca o sistema imunológico, que é o responsável por defender o organismo de doenças. As células mais atingidas são os linfócitos T CD4+. Os sintomas podem ser semelhantes a uma gripe comum, como febre, dor de cabeça, cansaço e inflamação na garganta.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? Fale conosco pelo Whatsapp