10/01/2024 às 11h43min - Atualizada em 10/01/2024 às 11h43min

Colheita simbólica marca abertura da XVI Vindima Goethe

Programação vai de 13 de janeiro e encerra somente no fim do mês

As vinícolas da região dos Vales da Uva Goethe, no Sul de Santa Catarina, abrem, nesta semana, a programação da XVI Vindima Goethe 2024. A abertura oficial foi nesta quarta-feira (10), às 10h, na Vinícola Bianco, em Orleans, com a tradicional colheita simbólica, evento exclusivo para convidados, autoridades e imprensa.

“Após um ano muito desafiador para os produtores de uva, enfim, chegou a Vindima. É um momento especial, de um ano inteiro de trabalho, onde a gente comemora com festa a colheita. Nós esperamos receber muitos visitantes para emergir e compartilhar momentos de alegria e celebrar a tradição, o legado de trabalho, e o amor à vinha e ao nosso terroir”, destaca o presidente da ProGoethe (Associação dos Produtores da Uva e do Vinho Goethe), Guilherme Facanali Bianchini.

Vindima Goethe ocorre entre 13 e 28 de janeiro

A XVI Vindima Goethe 2024 será realizada de 13 a 28 de janeiro com programação especial nas seis vinícolas que fazem parte da ProGoethe. Neste ano, o diferencial da programação que celebra a colheita da uva é a regionalização. Entre a serra e o mar, a região Vales da Uva Goethe abrange os municípios de Urussanga, Pedras Grandes, Morro da Fumaça, Cocal do Sul, Treze de Maio, Nova Veneza, Içara e Orleans.
 

Colheita simbólica com pisa de uva e música

A diretora de Cultura de Orleans, Juliana Natal, ressalta a importância de estender a programação para os demais municípios da região do Vales.

“Manter as tradições é cultivar o sentimento de pertencimento, e para nós de Orleans, recebemos a Vindima com honra desta cultura e com certeza irá contribuir significamente para a cultura e o turismo da região. Socializar costumes significa a ampliação da cultura, desta forma, levamos um pouquinho das outras regiões do vale, mas, também deixamos um pouquinho de nós”, finaliza.

Programação inicia em 13 de janeiro e encerra no fim do mês
De 13 a 28 de janeiro, os turistas e visitantes podem caminhar nos vinhedos, sentir o aroma da fruta nos parreirais, participar da colheita da uva e, claro, apreciar o vinho Goethe típico, único e raro.
As seis vinícolas participantes: Vinícola Casa Del Nonno, Vigna Mazon, Vinícola De Noni, Vinícola Trevisol, Vinícola Bianco e Vinícola Quarezemin prepararam uma programação especial. São sunsets, piqueniques, degustações, cinema ao ar livre e atrações artísticas.
Além disso, a ProGoethe organiza com apoio da Prefeitura de Urussanga, no dia 19 de janeiro, a missa para abençoar as mãos que colhem na Matriz Nossa Senhora da Conceição, às 18h30. Na sequência, um momento de confraternização, a Vindima in Festa, um evento aberto ao público para celebrar com os visitantes esse ciclo de amor pela terra e pela arte da vinificação.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? Fale conosco pelo Whatsapp