09/03/2021 às 09h22min - Atualizada em 09/03/2021 às 09h22min

Cocal do Sul promove ação de combate à covid-19 em alusão ao Dia Internacional da Mulher

Centenas de mulheres passaram pela Praça para realizar o teste rápido e adquirir o kit com máscara e álcool

Amanda Farias - 87 News
No dia 8 de março de cada ano já é natural que muitas mulheres recebam felicitações pelo Dia Internacional da Mulher. Mas esse ano está diferente, dessa vez a pandemia atravessa o país e o mundo, tornando a vida ainda mais desafiadora. Pensando na saúde e combate ao coronavírus, a Prefeitura de Cocal do Sul, por meio da Secretaria de Saúde, promoveu uma ação em alusão à data, que ocorreu ao longo do dia na Praça da Igreja matriz. 

Mais de 500 mulheres passaram pelo local o dia todo, já que a ação iniciou às 8h da manhã e se estendeu até às 16h. O objetivo foi incentivar ainda mais as mulheres a cuidarem da própria saúde, realizando testes rápidos para detectar possíveis casos de coronavírus e o grau de contato com a covid-19, além da distribuição de máscara e álcool gel. A ação contou com a participação de uma equipe multidisciplinar de profissionais da Saúde, Fundação do Meio Ambiente (Fundac) e Defesa Civil. 

De acordo com a enfermeira responsável pela Vigilância Epidemiologica do município, foram realizados 273 testes rápidos, dos quais 255 foram negativos e 18 positivos. “Nosso objetivo foi alcançado, tivemos todos os cuidados com o distanciamento, uso de álcool e as mulheres se fizeram presentes durante todo o dia, recebendo também orientações”, pontua. Gilmara reforça que os testes rápidos continuarão sendo realizados nas unidades de saúde e estarão disponíveis a toda a população, sendo que aqueles que possuem sintomas devem procurar o Centro de Triagem. 

A Fundac realizou a entrega de mudas de chás, fomentando também a saúde da mulher por meio de uma medicina alternativa. “A Fundac forneceu algumas variedades de mudas de chás a todas as mulheres, que foram doadas pela Ecofaq, dentre elas hortelã, erva cidreira, camomila e arruda, além de muitas outras, incentivando inclusive as mulheres a terem horta em casa, reforçando também a questão ambiental”, comenta a diretora da Fundac, Karla Pezente.

A farmacêutica Gislaine Scotti, uma das centenas de mulheres que passaram pela Praça da Igreja matriz ao longo do dia, saiu mais segura ao ver que o resultado do teste foi negativo. Mesmo sem sintomas, ela decidiu aproveitar a ação e fazer o teste rápido e garantiu também o kit com máscara e álcool. “Todo tipo de ação é válida, seja no dia da mulher ou não, principalmente essa que é em relação à covid-19,  ainda mais dessa forma, de fácil acesso”, declara. 

Cerca de mil kits com máscara e álcool foram distribuídos às mulheres sul-cocalenses. A dona de casa Maria Salete Jesus, de 70 anos, aproveitou a ação para fazer o teste rápido, enquanto ainda não recebe a vacina. “É muito importante ações como essa nos traz mais segurança”, salienta.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? Fale conosco pelo Whatsapp