15/08/2023 às 14h15min - Atualizada em 15/08/2023 às 14h15min

Cuidados continuados melhoram a qualidade de vida do paciente oncológico

Consultas são realizadas interdisciplinarmente, sempre com a presença de profissionais de diferentes áreas e enfermagem

Moglia Comunicação Empresarial
Cuidados paliativos são uma abordagem que visa melhorar a qualidade de vida dos pacientes e de seus familiares diante dos problemas associados às doenças potencialmente fatais, por meio da prevenção e do alívio do sofrimento, através da identificação precoce, avaliação e tratamentos impecáveis da dor e de outros sintomas e problemas físicos, psíquicos, sociais e espirituais. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), esta é a definição mais atual e completa. Anteriormente, havia uma diferenciação entre cuidados paliativos e modificadores do curso da doença, que para o paciente oncológico configura alguns tipos de quimioterapia/radioterapia/cirurgia. Agora, eles são considerados simultâneos e complementares.
   
Os cuidados continuados têm o intuito de reforçar este conceito, representando a continuidade do tratamento já estabelecido e com a integração da equipe oncológica e de cuidados paliativos para um atendimento mais amplo e individualizado.
 
 “O principal objetivo dos cuidados continuados em oncologia é promover qualidade de vida. A intenção é centrar o cuidado no paciente, tornando-o protagonista da sua história. Ouvi-lo, trazê-lo ao centro do seu cuidado”, explica a Dra. Gabriela Ghisi, médica responsável pelos Cuidados Continuados da Oncoclínicas da Grande Florianópolis. “O acompanhamento precoce permite a criação de vínculo entre o paciente e a família com a equipe, bem como conhecimento por parte desta sobre os valores e vontades de vida do paciente, permitindo um cuidado humanizado e individualizado”.
 
De acordo com a Sociedade Americana de Oncologia Clínica (ASCO), esse tipo de cuidado deve ser indicado para todos os pacientes oncológicos com sintomas descontrolados, tanto no aspecto físico quanto emocional, independentemente do estágio da doença. Os indivíduos com doença metastática, mesmo com sintomas controlados, também devem ser encaminhados para esse atendimento, buscando a construção de um planejamento de cuidados nas diversas fases da neoplasia, de forma conjunta entre a equipe, o paciente e sua rede de apoio, baseado na sua autonomia e nos seus valores.
 
Em Santa Catarina, a equipe é composta por médicos com atendimento centrado em cuidados paliativos, oncologista e anestesista especialista em dor, além de outros profissionais de saúde como: enfermeiros, psicóloga, nutricionista, farmacêuticos, cirurgiões-dentistas, fisioterapeutas, terapeuta ocupacional. Reuniões clínicas com toda a equipe são realizadas semanalmente para discussão, avaliação e cuidado global dos pacientes sob a ótica das diferentes áreas. As consultas também ocorrem interdisciplinarmente, contando com a presença da médica, enfermeira e psicóloga e, a depender das demandas de cada paciente, outros profissionais da unidade podem complementar este momento. “Os familiares ou a rede de apoio principal do paciente - podendo ser esta um cuidador profissional ou por afeto - são sempre envolvidos no atendimento, seja durante as consultas ou individualmente com serviço de Psicologia. O objetivo é acolher o paciente e a sua rede de apoio durante toda a trajetória do cuidado”, destaca Dra. Gabriela.
 
 
Sobre a Oncoclínicas SC

Em Santa Catarina, o Grupo Oncoclínicas e a Unimed Grande Florianópolis (UGF) atuam em parceria através de um centro voltado ao tratamento integrado do câncer. Localizada no Centro da Capital, a estrutura de 700 m² oferece atendimento clínico e ambulatorial em oncologia, hematologia, oncogenética, psicologia, nutrição e cuidados continuados. O espaço reúne cinco consultórios clínicos multidisciplinares, sala de emergência, farmácia e enfermagem clínica, além de salas individuais de infusão, tendo capacidade de realizar mais de 800 atendimentos por mês.
 
Sobre o Grupo Oncoclínicas

A Oncoclínicas - maior grupo dedicado ao tratamento do câncer na América Latina - tem um modelo especializado e inovador focado em toda a jornada do tratamento oncológico, aliando eficiência operacional, atendimento humanizado e especialização, por meio de um corpo clínico composto por mais de 2.600 médicos especialistas com ênfase em oncologia. Com a missão de democratizar o tratamento oncológico no país, oferece um sistema completo de atuação composto por clínicas ambulatoriais integradas a cancer centers de alta complexidade. Atualmente possui 134 unidades em 35 cidades brasileiras, permitindo acesso ao tratamento oncológico em todas as regiões que atua, com padrão de qualidade dos melhores centros de referência mundiais no tratamento do câncer.
 
Com tecnologia, medicina de precisão e genômica, a Oncoclínicas traz resultados efetivos no acesso ao tratamento oncológico, realizando mais de 500 mil procedimentos no último ano (2022). É parceira exclusiva na América Latina do Dana-Farber Cancer Institute, afiliado à Faculdade de Medicina de Harvard, um dos mais reconhecidos centros de pesquisa e tratamento de câncer no mundo. Possui a Boston Lighthouse Innovation, empresa especializada em bioinformática, sediada em Cambridge, Estados Unidos, e participação societária na MEDSIR, empresa espanhola dedicada ao desenvolvimento e gestão de ensaios clínicos para pesquisas independentes sobre o câncer. A companhia também desenvolve projetos em colaboração com o Weizmann Institute of Science, em Israel, uma das mais prestigiadas instituições multidisciplinares de ciência e de pesquisa do mundo, tendo Bruno Ferrari, fundador e CEO da Oncoclínicas, como membro de seu board internacional.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? Fale conosco pelo Whatsapp