29/09/2023 às 17h01min - Atualizada em 29/09/2023 às 17h01min

TRAUMATISMO CRANIANO: o que fazer e quais são os sinais de alarme?

Fonte: Brasil 61
Bater a cabeça é mais frequente do que as pessoas imaginam. O traumatismo craniano é a principal causa de morte em pessoas até 45 anos. Casos leves podem não gerar problemas, mas em casos moderados e graves podem gerar sequelas duradouras ou até mesmo a morte.

O que pode acontecer quando se tem um trauma na cabeça?

Além da própria lesão direta no cérebro, o trauma também pode levar ao sangramento, formação de coágulos e inchaço, e na pior das hipóteses pode ocorrer o aumento da pressão dentro da cabeça, uma vez que o crânio não expande para acompanhar o inchaço.

Sinais de alerta

Sintomas podem surgir imediatamente ou dias após o trauma, variando conforme a região e gravidade afetada. Fique alerta para:

Perda de consciência;
Sonolência;
Confusão mental;
Amnésia/perda de memória;
Mudanças comportamentais;
Náuseas e vômitos;
Dor de cabeça progressiva, é normal e esperado sentir dor no local após a batida, mas se essa dor piorar, pode ser um sinal que algo está errado;
Fraqueza, paralisia ou perda da sensibilidade nos braços ou pernas;
Convulsão, muitas vezes isso indica a presença de um sangramento ou coágulo.

O que fazer quando bater a cabeça?

Se estiver na dúvida quanto a gravidade, procure um médico por mais banal que o acidente possa parecer. Grande parte dos casos de traumatismo craniano são causados por quedas e em crianças e idosos esse número é ainda maior. Não são raros os casos em que os acidentes leves resultam em mortes em sequelas graves. É papel do médico analisar a gravidade do problema, já o nosso é procurar assistência médica o mais rápido possível.

Quando suspeitar que o trauma foi muito intenso ou apresentar os sinais de alerta, procure imediatamente um pronto socorro ou ligue 192. Será feita uma avaliação clínica e exames complementares, principalmente uma tomografia de crânio. Já nos casos mais leves, o tratamento pode se limitar a medicamentos e observação.

Por que devemos procurar um médico?
Existe algo chamado de intervalo lúcido que é muito comum em casos de traumatismo craniano, nessa situação o paciente se recupera temporariamente mas após esse período o paciente começa a piorar e podendo levar a algo grave, por isso o maior perigo ao bater a cabeça é entrar no intervalo lúcido.

Quando dizem que não se pode deixar a pessoa dormir depois de bater a cabeça em parte é verdade, justamente por conta do intervalo lúcido. Portanto, independentemente da gravidade, busque assistência médica. 

 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? Fale conosco pelo Whatsapp