19/12/2018 às 10h40min - Atualizada em 19/12/2018 às 10h40min

Huawei investirá US$2 bilhões em cibersegurança

Investimento vai acontecer nos próximos 5 anos. Anúncio vem após a prisão da diretora financeira da empresa, Meng Wanzhou.

g1.com.br


A Huawei disse nesta terça-feira (18) que vai investir US$ 2 bilhões nos próximos cinco anos para se concentrar em segurança cibernética. A empresa irá contratar mais pessoal e atualizar instalações de laboratório, a fim de combater as preocupações globais com os riscos associados à segurança de seus equipamentos de rede.

A gigante da tecnologia chinesa tem estado nos noticiários nas últimas semanas por causa da prisão de sua vice-presidente financeira, Meng Wanzhou — que também é filha do fundador da empresa, Ren Zhengfei. Ela foi detida no Canadá, a pedido dos Estados Unidos.

    Executiva da Huawei presa enfrenta acusações por fraude para violar sanções ao Irã
    Por que os EUA consideram a Huawei uma ameaça à segurança nacional

Isso exacerbou as dificuldades da empresa chinesa, que já foi praticamente bloqueada no mercado norte-americano e foi proibida pela Austrália e Nova Zelândia de construir redes 5G. Os bloqueios acontecem em meio a preocupações de que seus equipamentos poderiam facilitar a espionagem chinesa. A Huawei afirmou repetidamente que Pequim não tem influência sobre a empresa.

"Bloquear concorrentes de um mercado não pode ser melhor. Achamos que quaisquer preocupações ou alegações de segurança na Huawei devem se basear em evidências factuais. Sem evidência factual não aceitamos e nos opomos a essas alegações", disse Ken Hu, presidente do conselho rotativo da empresa.

A Huawei tem se comunicado com governos de todo o mundo com relação à independência de sua operação, disse o executivo. Hu acrescentou que o Japão e a França não proibiram formalmente seu equipamento de telecomunicações. Notícias recentes da mídia indicaram movimentos desses governos para evitar o equipamento da empresa.

Hu disse que a empresa assegurou mais de 25 contratos comerciais para 5G, um pouco acima dos 22 anunciados em novembro.

A companhia já enviou mais de 10 mil estações-base para quinta geração de comunicações móveis, disse ele, acrescentando que a Huawei espera que sua receita ultrapasse 100 bilhões de dólares em 2018, crescimento de 8,7% em relação ao ano anterior.

 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? Fale conosco pelo Whatsapp