26/05/2021 às 08h45min - Atualizada em 26/05/2021 às 08h45min
Atenção: novos golpes de clonagem de WhatsApp chegam ao Brasil
- 87 News
TECHWARN
Divulgação Os aplicativos de mensagens instantâneas se tornaram parte fundamental do cotidiano dos brasileiros, e o WhatsApp rapidamente dominou nosso mercado: do contato com a família, amigos e grupo do trabalho até pedidos e suporte em grandes lojas, cada vez mais nossas conversas importantes são feitas através do aplicativo para celular.
O problema é que quando uma tecnologia se torna tão presente na vida da população, os meliantes buscam encontrar maneiras de abusar do sistema para aplicar golpes e extorsão. A clonagem de contas do WhatsApp causa prejuízo a centenas de pessoas diariamente, e especialistas em segurança digital encontraram em 2021 novos métodos sendo usados no Brasil para burlar a segurança da conta. Por isso, é importante saber como o golpe funciona e como se proteger. Confira.
Como funciona a clonagem de WhatsApp
O golpe da clonagem de contas do WhatsApp consiste na técnica utilizada para ativar a conta de outra pessoa em um smartphone não autorizado. Com isso, o golpista é capaz de enviar mensagens como se fosse a vítima. Geralmente, o invasor simula uma emergência e pede dinheiro para amigos e familiares da vítima, que acreditam estar enviando para alguém que conhecem.
Dois principais métodos de invasão são utilizados para comprometer a conta do usuário: o primeiro é o controle do WhatsApp Web, recurso que permite acessar o aplicativo pelo computador. Neste caso, o golpista usa um vírus para computador ou compromete a segurança da rede Wi-Fi para acessar as informações. O usuário pode se proteger desse ataque através do uso de uma VPN no dispositivo protegendo a rede, além de um programa antivírus.
Já o segundo método de invasão é difícil de ser contornado e consiste na obtenção de um chip de operadora com o número da vítima. Isso pode ser feito enganando ou subornando funcionários de operadoras de telefonia, e com isso, recebendo um chip idêntico ao da vítima. Com o número em mãos, o ataque de clonagem pode acontecer. Para evitar esse tipo de golpe, é necessário ativar a verificação de duas etapas do WhatsApp, que exige uma senha numérica além do chip da operadora para autenticar o usuário.
Manipulação social para burlar a autenticação em 2021
Embora a autenticação em duas etapas aumente a proteção da conta, especialistas em segurança digital da Kaspersky verificaram o aparecimento de um novo golpe de clonagem do WhatsApp que usa técnicas de manipulação social para enganar as vítimas e obter o código de verificação da conta.
O método de ataque é extremamente organizado, e geralmente ocorre nesta sequência:
- A vítima recebe uma ligação onde o golpista afirma ser do Ministério da Saúde, orientando que o cidadão receberá um código por SMS para entrar para a fila da vacinação.
- Após enviar o código, o usuário recebe outra ligação, desta vez a voz na linha afirma ser um funcionário do WhatsApp que detectou uma atividade suspeita na conta. O “funcionário” então solicita a senha de 6 dígitos do usuário.
- Com esses dados, o meliante obtém acesso à conta e pode praticar o golpe.
As chamadas convincentes e argumentos preparados fazem com que diversas pessoas acreditem no golpe e passem livremente as informações solicitadas. Por isso, é importante ter em mente que o Ministério da Saúde jamais usa códigos por SMS na fila de vacinação, e funcionários do WhatsApp em hipótese alguma solicitam ou necessitam do código de 6 dígitos. Na realidade, o código jamais deve ser compartilhado com outra pessoa.
Outra dica importante para não ser vítima da clonagem de WhatsApp é instruir amigos e familiares a jamais enviarem dinheiro, realizarem Pix ou falarem sobre informações pessoais durante uma emergência sem antes realizar uma chamada em vídeo para verificar se a pessoa do outro lado da tela é quem acreditamos ser. O golpe da clonagem pode trazer consequências financeiras gigantescas, e a invasão da privacidade da vítima pode ser difícil de remediar.
É fundamental para os dias de hoje manter-se atualizado sobre a segurança digital e os golpes eletrônicos mais recentes, garantindo a segurança de suas contas digitais e evitando dores de cabeça e impactos financeiros. Veja também: Plataforma oferece mesada digital e educação financeira para jovens.