19/08/2021 às 20h52min - Atualizada em 19/08/2021 às 20h52min

Cocal Fest será realizada com presença do público em setembro

Marcada para os dias 24, 25 e 26 do mês que vem, a festa seguirá todos os protocolos de cuidados com a Covid-19

Ana Paula Nesi - 87 News
Cocal do Sul completa 30 anos de emancipação no dia 26 de setembro. O município que até 1991 foi distrito de Urussanga, ganhou sua independência e não parou de crescer desde então. Para comemorar o aniversário da cidade, em 2013, a administração municipal lançou a Cocal Fest que conquistou a população sulcocalense se tornando a principal festa do município. A sétima edição, realizada em 2019 foi a última, já que em 2020, a pandemia impediu que a mesma acontecesse, mas o Prefeito Fernando De Fáveri garante que este ano, a pandemia não impedirá a comemoração e seguindo todos os protocolos, a 8ª edição será realizada e contará com a presença do público.

“Estamos tratando com muita responsabilidade a questão da Cocal Fest em termos da pandemia. Falamos com as autoridades sobre a possibilidade de realização ou não e se seria presencial, hibrida ou virtual. Estivemos em Florianópolis com a diretoria de vigilância epidemiológica para tratar sobre essas condições”, lembra Fernando. Conforme o prefeito, devido a atual situação da região, que de acordo com o último mapa de risco para Covid, divulgado pelo governo do Estado, se encontra no risco alto para a doença, caraterizado pela cor amarela, a festa foi autorizada. “Foi nos permitido realizar a festa com a presença de pessoas, mas com números limitados”, ressalta.
 
“Será uma festa simples, no estilo de uma quermesse, porém valorizando os artistas e entidades somente de Cocal do Sul”, conta ele, que lembra ainda que a 8ª edição terá atividades em dois pontos da cidade: no Centro de Eventos, localizado no bairro Jardim Itália, onde ocorrerá a maior parte das atividades e atrações e na Praça da Igreja Matriz, no centro da cidade, onde atividades acontecerão no sábado a tarde.
 
Fernando adianta que a programação será aberta oficialmente na sexta, dia 24 de setembro, no Centro de Eventos com o IV Festival da Canção. “Vamos ter a oportunidade de ouvir quinze canções inéditas de compositores que irão se apresentar”, conta. A sexta terminará com show de um artista local. “Haverá um limite de pessoas que poderão entrar no Centro de Eventos e em breve divulgaremos os números e a forma de ingresso dessas pessoas”, frisa o prefeito.
 
No sábado pela manhã, a primeira atração serão as Olimpíadas Rurais que acontecem ao ar livre e atividades para a terceira idade. “No sábado à tarde, passamos o evento para a Praça da Igreja Matriz, onde acontecerá uma apresentação teatral para as crianças. Tudo ao ar livre, com distanciamento, conforme as solicitações sanitárias”, afirma Fernando.

A noite de sábado será embalada pelas atrações musicais locais e muita gastronomia no Centro de Eventos, que novamente respeitará a limitação de público.
 
O prefeito detalha que a programação se encerra no domingo, dia 26, com mais um dia de muitas apresentações e festividades. “Teremos apresentação de corais, missa, almoço, o corte do bolo de comemoração dos 30 anos e também um festival de música gospel ao longo do dia, com todas as igrejas sendo representadas”, destaca. Para fechar com chave de ouro a oitava edição do evento, De Fáveri comemora desde já a inauguração do Pronto Atendimento 24 horas, última atividade do domingo, onde no Posto de Saúde Central a população poderá celebrar essa conquista para Cocal do Sul.
 
Vale lembrar que o local onde a festa será realizada, ao final de cada dia, será devidamente higienizado com pulverizadores para garantir a maior segurança de quem passa pelo local.
 
O Prefeito enaltece um ponto que considera especial para justificar a realização do evento, além da importante comemoração dos trinta anos de Cocal do Sul. “O setor mais prejudicado na pandemia foi o setor de eventos, os músicos da cidade e outras entidades que muitas vezes tinham na Cocal Fest sua principal receita”, comenta De Fáveri, que explica que as entidades previamente cadastradas ganham espaço para comercializar a gastronomia da festa e tudo que é oferecido ao público nos boxes disponíveis no espaço e assim, adquirem recursos para o trabalho realizado por elas. “Esse ano, são 17 entidades que se inscreveram para trabalhar no evento”, confirma. 

Uma novidade que está sendo debatida e pode vir a fazer parte desta edição da Cocal Fest é a possibilidade de Delivery e Drive-Thru, segundo Fernando. “Estamos vendo junto às entidades, mas deve ter Drive-Thru e talvez um delivery com motoboy para entregar os lanches nas residências de quem quiser colaborar com as entidades, mas por ventura não possa estar com a gente na festa. Tudo isso está sendo discutido com a Comissão Central Organizadora”.
 
O Prefeito lembra ainda da situação vacinal do município, o que garante também uma maior segurança para a realização da festa. Cocal do Sul pretende vacinar toda população acima de 18 anos, com a primeira dose, já na próxima semana. “A ideia para a próxima semana é já iniciar a vacinação da população de 17 anos. Então, para setembro a tendência é que a população até 12 anos já esteja vacinada com a primeira dose e do restante dos sulcocalenses, uma grande parte já com as duas doses”, anseia De Fáveri.
 
Para finalizar, Fernando lembra que não existe lugar 100% seguro e por isso existem as regras de segurança que serão devidamente seguidas pela equipe organizadora da festa. “Quem não se sentir seguro para ir até a festa, poderá acompanhar pelas transmissões ao vivo. Mas quem puder comparecer, vá lá, prestigie nosso evento e comemore com a gente na 8ª edição da Cocal Fest”.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? Fale conosco pelo Whatsapp