A Polícia Federal deflagrou na manhã desta quinta-feira (20) uma operação que investiga a suspeita de má aplicação e desvio de recursos públicos contratados por prefeituras de Santa Catarina com Caixa Econômica Federal. Dezoito mandados de busca e apreensão estão sendo cumpridos em cinco cidades do estado contra servidores públicos e empresários.
Os documentos foram expedidos pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) após nove meses de investigação. Cerca de 70 policiais cumprem os mandados em Urussanga, Orleans, Siderópolis, Tubarão e Criciúma, no Sul catarinense, em endereços vinculados a empresas e órgãos públicos.
Segundo a PF, a 1º fase desta Operação Benedetta busca encontrar indícios das supostas fraudes que teriam ocorrido em obras de pavimentação. Além disso, a polícia quer identificar a eventual participação de servidores públicos no esquema.
A suspeita é de que em apenas uma das obras R$ 300 mil teriam sido desviados. Nesta manhã, R$ 80 mil foram apreendidos na casa de um investigado na cidade de Urussanga.
"Nos autos do inquérito policial instaurado para completa apuração dos fatos, os investigados, acaso comprovada a fraude, poderão responder pela prática dos crimes de peculato, crime de responsabilidade e organização criminosa", informou a PF em nota.