30/08/2019 às 14h01min - Atualizada em 30/08/2019 às 14h01min

PF combate crimes praticados no complexo portuário de São Francisco do Sul

Operação A Bordo investiga servidor suspeito de corrupção

- 87 News
PF

A Polícia Federal, com apoio técnico da ANVISA, deflagrou na sexta-feira (30/8) a Operação A Bordo, destinada a combater crimes praticados no complexo portuário de São Francisco do Sul.

Cerca de 15 policiais federais estão cumprindo 3 mandados de busca e apreensão, além de medidas cautelares diversas da prisão, no município de São Francisco do Sul/SC.

Inquérito policial instaurado em 2015 apura condutas irregulares de um servidor da referida agência de vigilância sanitária na inspeção de navios que atracam no referido porto, o qual teve suas funções públicas suspensas na data de hoje por ordem judicial.

A atuação criminosa consistia na exigência de vantagens indevidas e na imposição de serviços extraordinários, visando à não autuação das embarcações e consequente liberação para prosseguirem o curso normal. Também foi objeto das investigações a prática de câmbio ilegal de moeda estrangeira e a solicitação de bens diversos, de procedência estrangeira, como cigarros, bebidas alcoólicas e até alimentos, por parte do responsável pelas inspeções a bordo.

Um dos indícios do cometimento dos ilícitos é que a quantidade de inspeções a bordo dos navios que atracam no porto de São Francisco do Sul é muito superior à média nacional, superando consideravelmente portos de maior movimento, sem justificativa. Outra circunstância que chamou a atenção dos investigadores foi o fato de haver inspeções em finais de semana e feriados, quando não há expediente no posto local da ANVISA.

Os investigados poderão ser indiciados pelos crimes de concussão, corrupção ativa e prevaricação.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? Fale conosco pelo Whatsapp