Desde 1970, no dia 22 de abril é celebrado o Dia da Terra, que tem o objetivo de conscientizar a população quanto aos problemas da contaminação, conservação da biodiversidade e outras preocupações ambientais para proteger o planeta. A data foi criado pelo senador norte-americano Gaylord Nelson, após a convocação de um protesto nacional. E o tema deste ano é 'Restaurar nossa Terra'.
“A data nos convida a pensar a respeito do que nós temos feito para manter nossa fauna e flora, quais atitudes que viemos tomando no mundo em que vivemos para que o planeta consiga preservar sua biodiversidade”, pontua a diretora superintendente da Fundação do Meio Ambiente de Cocal do Sul (Fundac), Karla Pezente.
O dia 22 de abril faz com que todos os especialistas e grupos ambientalistas discutam soluções para os problemas que a sociedade enfrenta em relação a questões ambientais, entre eles a contaminação do ar, água e solo, dizimação de espécies e os efeitos negativos das intervenções humanas.
“A Fundac, como órgão ambiental, tem o papel de apresentar soluções para esses problemas, tais como a reciclagem de materiais manufaturados, como a coleta seletiva e separação do resíduo, podemos citar como uma ação positiva o recebimento do óleo de cozinha, a fim de evitar a poluição do solo e das águas, recebimento do lixo eletrônico, das lâmpadas, ambas contribuindo para que substâncias tóxicas desse materiais não poluam o meio ambiente”, explica Karla.
Apesar de a data passar a ser celebrada desde a década de 70, a ONU (Organização das Nações Unidas) reconheceu a data somente em 2009, como o Dia Internacional da Mãe Terra. “O maior desafio a ser enfrentado na pós-modernidade por nós seres humanos será entender os anseios da natureza e compreender que fazemos parte dela e precisamos ter uma integração entre o ser humano e a Terra”, finaliza Karla.