A Polícia Rodoviária Federal (PRF) recuperou este ano 4.042 veículos que circulavam com registro de roubo ou furto pelas rodovias federais de todo o país. O número, que representa 61% do total de ocorrências do ano passado, é resultado do emprego de tecnologia no monitoramento viário e do investimento em capacitação profissional com foco no combate às fraudes veiculares.
Nos últimos 45 dias, a PRF registrou a recuperação de 825 veículos. Entre os estados, Minas Gerais ocupa o primeiro luga no rankingcom 91 veículos recuperados nesse período. Mato Grosso do Sul, com 72 ocorrências, ocupa a segunda posição, seguido do Rio de Janeiro (69), Paraná (62), Bahia (60), Goiás (54), Rio Grande do Sul (46), Pernambuco (42) e Mato Grosso (38).
Na última quarta (14), a PRF em Goiás recuperou um caminhão que havia sido roubado em São Paulo há 4 anos. O veículo circulava pela BR-060, em Anápolis, quando foi abordado pelos policiais, que descobriram o uso de placas clonadas, adulterações de elementos identificadores e o registro de roubo nos sistemas PRF.
Clone – Muitos dos veículos recuperados pela PRF são clones de outros com mesmas características, marca e modelo. Desse modo, associado aos crimes de roubo ou furto, são identificados outros como uso de documento falso e receptação, o que dificulta a identificação do crime e exige uma fiscalização minuciosa por parte dos policiais.
Atenção redobrada deve ter também o cidadão ao realizar a compra de um veículo usado. Algumas vezes, o comprador sequer tem conhecimento da procedência ilícita do veículo e o adquire de boa fé. A PRF orienta que, na pesquisa ou ato da compra, o novo proprietário sempre desconfie de anúncios tentadores, leve-o a um mecânico de confiança e confronte as informações do documento com os elementos identificadores no veículo.
Um outro alerta quanto a veículos clonados é para os proprietários que estiverem recebendo multas em locais onde não trafegaram. Nesses casos, é importante que procurem o órgão de trânsito para relatarem a possibilidade do veículo ter sido clonado.
Sistema Sinal – A PRF dispõe de um sistema que pode ser acessado pelas vítimas para que os policiais de serviço recebam informações sobre os veículos roubados ou furtados. Para isso, basta acessar o
O cadastro no Sinal não substitui o boletim de ocorrência na Polícia Civil. De todo modo, é importante informar o quanto antes à PRF o roubo ou furto do veículo. Foi o que aconteceu na cidade de Bezerros, em Pernambuco, na última terça (13). Antes mesmo do registro de roubo, os PRFs recuperaram, na BR-232, um automóvel que havia sido roubado horas antes durante assalto a estabelecimento comercial.