Junior Figueiredo é baiano. Nasceu e foi criado na cidade de Eunápolis, no sul da Bahia, quando ainda não existia Internet ou TV por assinatura e mesmo quando essas novidades chegaram, nunca teve acesso em sua juventude.
Desde muito jovem, sedento por histórias, acompanhava todos os filmes, desenhos e novelas da Globo e SBT, únicas emissoras disponíveis no sinal gratuito e devorava os livros da biblioteca municipal da sua cidade.
Sonhava em ser escritor, mas confirmou, definitivamente, este sonho quando leu "A Droga da obediência" de Pedro Bandeira.
Hoje, casado com o humorista Rodrigo Santanna, Junior se enveredou pelas séries de humor do Multishow assinando roteiros dos programas Os Suburbanos, Plantão Sem fim e Tô de Graça, protagonizados pelo seu marido, além do "Dono do Lar" com Mauricio Manfrini no comando.
Hoje, Junior finaliza os últimos roteiros do seu maior desafio profissional já que teve sua sinopse aprovada pelo canal e será redator final de um projeto seu, que iniciará as gravações em Novembro.
"Presente professor" será uma comedia de humor popular, exatamente na linguagem que já fazemos no Multishow, mas terá a missão de abordar temas como preconceito, feminismo, desigualdade social, sexualidade entre outros", afirma.
A comedia se passará numa escola pública de Bangu e terá Marcus Magella como protagonista, além de grandes nomes no elenco como Marcelo Medici, Elisangela e Simone Gutierrez.
O autor está em busca de novos talentos e quer dar chances para quem não tem oportunidade - desde o ano passado criou um curso de roteiro voltado para jovens negros que moram em comunidades do Rio de Janeiro.
Por meio deste projeto, o canal já contratou diversos novos talentos que hoje atuam em diversas produções do Multishow.
Junior agora prepara um novo curso on line destinado a jovens talentos de comunidades de todo o Brasil, com o intuito de que mais aspirantes a roteiristas tenham acesso à prática do trabalho.
Inscrições a partir do dia 9, segunda. O curso será ministrado em dezembro, nos fins de semana. Será gratuito e on line e é destinado a pretos, trans, terceira idade, moradores de comunidades. A pessoa não pode ter tido nenhuma experiência profissional remunerada na área do audiovisual.