Como parte da série de eventos virtuais de " Diálogos sobre o Futuro da Agricultura" promovido pela Bayer, Liam Condon, presidente da Divisão Agrícola da companhia, enfatizou a importância dos compromissos de sustentabilidade que a empresa estabeleceu em 2019. Condon abordou como o impacto da Covid-19 e a consequente instabilidade econômica reforçaram a necessidade de se intensificar o foco na inovação agrícola e apoiar no papel da agricultura como parte da solução para as mudanças climáticas, ao mesmo tempo que viabiliza a segurança alimentar para todos.
"O setor agrícola está familiarizado com fatores adversos - como enchentes, secas e infestações por pragas - e a Covid-19 é mais um forte lembrete da necessidade de criar um sistema alimentar mais sustentável e sólido para garantir a segurança alimentar", afirmou o executivo durante o evento. "A inovação é a chave não apenas para resolver a pandemia, mas também para os desafios enfrentados pelos agricultores no presente e no futuro".
Os "Diálogos sobre o Futuro da Agricultura" contaram com a participação de diversos palestrantes de renome internacional do meio acadêmico, da indústria e da mídia. As discussões mencionaram: a construção de sistemas alimentares mais resistentes e a aceleração de inovações voltadas para a sustentabilidade e desenvolvimento de novos modelos de negócios que possam recompensar os produtores agrícolas por seus serviços ao ecossistema.
Condon reforçou os compromissos de sustentabilidade da Bayer: "Sobretudo em tempos difíceis, é nossa responsabilidade ajudar a garantir a segurança alimentar e reduzir nossa pegada ambiental. Também precisamos ajudar os agricultores a fazer o mesmo, fornecendo produtos, serviços e tecnologias necessárias para produzir alimentos suficientes, utilizando menos recursos e cuidando do meio ambiente. A chave para isso é a inovação e é isso que continuamos a impulsionar. "
Para reforçar essa visão, a empresa lançou recentemente produtos e iniciativas que destacam seu compromisso com a inovação agrícola e a digitalização, alavancas fundamentais na condução de um sistema alimentar mais sustentável. Isso inclui:
Estes esforços - além de muitos outros - já estão ajudando a companhia no compromisso de capacitar 100 milhões de pequenos agricultores através do acesso, conhecimento agronômico, ferramentas e parcerias; reduzir em 30% as emissões de gases de efeito estufa produzidos pelas principais culturas nos principais mercados agrícolas; e reduzir em 30% o impacto ambiental da proteção de culturas até 2030. Para obter mais atualizações sobre como a Bayer continuará a fazer parceria com os principais parceiros para avançar com seus compromissos de sustentabilidade, visite o Centro de Sustentabilidade da Bayer.
"Ao integrar a sustentabilidade em nosso negócio central, somos capazes não apenas de ajudar a garantir a segurança alimentar, mas também de transformar a agricultura para que ela possa se tornar parte da solução para a mudança climática", acrescentou Condon.
A Bayer continuará a realizar os "Diálogos sobre o Futuro da Agricultura" em uma série virtual ao longo de 2020 e 2021. Saiba mais aqui.