14/10/2020 às 08h44min - Atualizada em 22/10/2020 às 00h00min

Energia solar traz economia a sistema de irrigação agrícola

Tecnologia revoluciona a vida do homem no campo

DINO
http://www.ilumisolenergiasolar.com.br
Placas de Energia Solar


Todo agricultor que fica de olho no clima tem observado o sol como uma oportunidade de investimento. Diante disso, a energia solar tem se tornado uma das melhores alternativas no que diz respeito à geração de energia, e se destaca por ser uma fonte limpa, inesgotável e com impacto ambiental mínimo.

Atualmente, o Brasil está entre os 10 países que possuem uma grande área equipada de irrigação do mundo. São quase 7 milhões de hectares irrigados utilizando a energia solar fotovoltaica, porém esse número poderia chegar a 61 milhões, principalmente, no Centro Oeste. O estudo da Agência Nacional de Águas (ANA) prevê, ainda, uma expansão de 45% da irrigação no Brasil até 2030.

A energia solar segue no mesmo ritmo crescente. De acordo com a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), nos oito primeiros meses de 2020, a energia fotovoltaica de São Paulo atingiu 196 MW de potência, uma alta de 140% comparado aos 82 MW de potência no mesmo período de 2019. O rankeamento realizado pela Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), posiciona o estado paulista na terceira colocação do ranking de geração distribuída solar no Brasil, representando 12,8% da potência instalada no país. 

A ideia de utilizar módulos solares para gerar energia para o sistema de irrigação traz como vantagens a sustentabilidade e a redução de custos. Além disso, gera energia para auxiliar no controle da aplicação correta da água; de produtos químicos para o crescimento e o fortalecimento das plantações; das operações de fertirrigação e retrolavagem de sistemas; da dessalinização da água (processo que separa o sal da água) entre outros benefícios.

Quem já está intensificando a qualidade da sua produção é o agricultor e cliente da Ilumisol Energia Solar, Paulo César. Dono de uma fazenda localizada em Guaíra, São Paulo, o produtor optou por instalar em sua propriedade 220 módulos fotovoltaicos, gerando uma potência de 72,6 kWp. “A instalação da energia solar na fazenda foi uma agregação de valores, pois temos um consumo muito alto e constante de energia elétrica. Tudo o que funciona aqui é por meio do sistema irrigado. Por isso, busquei alternativas para me manter no cultivo agrícola”, comenta o agricultor Paulo César.

O produtor rural comenta que a média da geração de energia da fazenda fica acima de 20% e, já registrou uma economia na conta de luz de mais de 60%. “A economia é percebida gradualmente. No meu caso, quando o sistema de energia solar foi instalado, o clima estava muito seco, por conta disso consumíamos mais energia do que o normal. Toda energia que era gerada estava sendo consumida, então não pude ter uma sobra na geração. Mas, atualmente, estou conseguindo registrar uma reserva de energia para o consumo futuro da fazenda”, afirma.

A energia solar no meio ‘agro’ tem conquistado um papel fundamental para a redução do impacto ambiental pelo mundo. Segundo especialistas de economia, outros países já estão utilizando essa tecnologia a seu favor. No Brasil, o sistema de geração de energia solar fotovoltaica chama a atenção pelo potencial econômico, eficaz e sustentável. 

---

Sobre a Ilumisol Energia Solar 

A Ilumisol® nasceu da ideia dos seus criadores de oferecer um produto inovador e em alta no mercado. Os módulos solares são, hoje, um produto inovador e está em alta no mercado, devido à surpreendente economia gerada por eles. Nosso foco está em sempre esclarecer todas as dúvidas apresentadas pelo cliente, desde o primeiro contato, passando pela análise de viabilidade de instalação e até mesmo após a entrega dos serviços prestados.

www.ilumisolenergiasolar.com.br 



Website: http://www.ilumisolenergiasolar.com.br
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? Fale conosco pelo Whatsapp