Um homem foi preso por policiais federais em um Shopping de São Paulo no momento em que tentava fugir daquela cidade na quarta-feira, dia 24 de julho. Ele é acusado de dezenas de casos de estelionato, na maioria contra mulheres, quando se passou por agente federal e enganou as pessoas para obter dinheiro. O preso foi conduzido até a carceragem da Polícia Federal em Porto Alegre/RS nesta quinta-feira.
A investigação iniciou em março deste ano, com uma denúncia sobre a atuação do suspeito. Em alguns casos ele inclusive fez ameaças para obter dinheiro ou então garantir o silêncio das pessoas com que se relacionava.
O homem se apresentava como policial federal e integrante de um grupo tático da PF. A partir daí mantinha relacionamentos afetivos com mulheres e prometia vantagens para elas, parentes e amigos das vítimas, como vistos norte-americanos, passaportes e mercadorias apreendidas por valores abaixo do mercado. Quando as promessas não eram atendidas, ele se tornava agressivo e partia para ameaças. Sabe-se que foram feitas vítimas em pelo menos quatro estados: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e São Paulo.
Qualquer pessoa que tenha sido enganada pode procurar a unidade da Polícia Federal mais próxima e fazer uma denúncia. Ele permanecerá preso na carceragem até obter vaga no sistema prisional gaúcho.