11/08/2020 às 10h55min - Atualizada em 11/08/2020 às 11h15min

Bayer e Sistema Faeg Senar firmam parceria para desenvolver jovens líderes no agronegócio

Ao todo, mil jovens goianos irão se beneficiar do projeto Lidera Bayer Faeg Jovem, que tem o objetivo de incentivar a presença ativa do jovem no campo. O lançamento será dia 11/08, às 19h, no canal de YouTube do Sistema Faeg Senar

DINO
http://www.agro.bayer.com.br


Segundo dados divulgados no Censo Agropecuário de 2017 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), nos últimos 11 anos, o percentual de produtores com mais de 65 anos aumentou de 18% para 23% no campo, enquanto o de jovens produtores entre 25 e 35 anos caiu de 14% para 10%. O campo tem tido dificuldades em reter jovens. A partir deste cenário, a Bayer se uniu à Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (FAEG) e ao Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar Goiás) para contribuir para o aumento da presença do jovem no agronegócio goiano e acelerar o desenvolvimento de jovens talentos no setor.

O resultado dessa parceria será o Lidera Bayer Faeg Jovem - Programa de Capacitação de Jovens no Agro – que visa estimular ações que ampliem o conhecimento dos jovens em relação aos processos de inovação e transformação digital no agronegócio, estimulando também os processos de sucessão familiar. A parceria será lançada no dia 11/08, às 19h, em uma live pelo canal de YouTube do Sistema Faeg Senar.

“Percebemos que a sucessão familiar e a presença do jovem no campo tem sido um tema cada vez mais urgente para as famílias que atuam no agro. A temática geracional é bastante presente na estratégia interna de inclusão e diversidade da Bayer e decidimos nos engajar no tema externamente com nossos parceiros e clientes. Unindo forças com parceiros como o Sistema Faeg Senar vamos incentivar a permanência do jovem no campo, apoiar no desenvolvimento de jovens lideranças, suportá-los com ferramentas e conhecimento que os ajudem a se adaptar às transformações que o agro tem passado e prepará-los para os processos de sucessão familiar”, explica o diretor do negócio de soja e algodão da Bayer para o Brasil e líder do programa na companhia, Marcelo Neves.

 “O propósito do projeto vai além da porteira, formando jovens para serem protagonistas no campo. O Sistema Faeg Senar desenvolve programas para formar lideranças do agro, preparando a juventude para dar continuidade ao trabalho na propriedade e também para ocupar espaços importantes nas entidades que representam o setor, como os sindicatos e as federações”, diz o Superintendente do Senar Goiás, Dirceu Borges.

Ao todo, mil jovens no Estado de Goiás poderão se beneficiar do Programa, que será realizado em três etapas, e vai ajudar a potencializar a liderança e desenvolver a capacidade em criar soluções à agricultura. A primeira, será em formato de workshops virtuais, ao vivo, com duração de 2h a 3h, sobre tecnologias em agricultura e pecuária de leite, transformação digital, formação de lideranças e sucessão familiar. Em um segundo momento, os jovens participarão de um bate-papo com especialistas em lives abertas à toda a comunidade FAEG Jovem. E, por último, o programa vai realizar um desafio que deve ter início no começo de 2021, para a construção de projetos de diálogo entre o campo e a cidade.

Como participar

Podem participar jovens com até 35 anos, que já sejam engajados nas ações do FAEG Jovem e do Sistema Faeg Senar no estado de Goiás e que tenham disponibilidade para participar de 100% das ações propostas. Entre os temas que serão debatidos durante a capacitação estão: tecnologias agrícolas (focando em inovação, manejo, ciência e rentabilidade); tecnologias em pecuária leiteira (mostrando o desafio da nutrição do rebanho para uma produção de qualidade); transformação digital; liderança no agronegócio no futuro (habilidades e conhecimentos necessários para se tornar um líder); e sucessão familiar.

Agenda

Live de lançamento do programa Lidera Bayer Faeg Jovem

Data: 11/08

Horário: 19h

Para assistir ao lançamento, clique aqui.



Website: http://www.agro.bayer.com.br
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? Fale conosco pelo Whatsapp