Em meio a tantas notícias ruins desde que a pandemia do coronavírus invadiu o planeta e, em particular, o Brasil, um alento: o fato de que raios UV-C conseguem quebrar a cadeia do RNA do vírus causador da Covid-19, o que significa deixá-lo inócuo, já que combina intensidade, proximidade e cobertura diferenciada para inativação do vírus.
Frente ao fato, a indústria brasileira de sinalizadores e balizadores aéreos Frata, que tem seu nome ligado à questão da segurança, desenvolveu um equipamento inédito no Brasil que utiliza raios UV-C exatamente para ajudar a sociedade no combate ao vírus. Trata-se de uma caixa de desinfecção, utilizada para desinfetar embalagens e produtos que podem ter potencial de contaminação, como embalagens de restaurantes, supermercados, quentinhas, chaves, aparelhos telefônicos, carteiras, entre outros.
"Assim que entregue pelo portador ou chegue da rua, pacotes mercadorias, envelopes, produto ou calçados devem ser colocados na caixa higienizadora por um minuto. Ao retirar, toda a superfície já estará desinfetada de vírus, bactérias e fungos. Entre eles, o coronavírus", informa o engenheiro e consultor da indústria Frata, José Tardeli.
Ainda, segundo Tardeli, que está à frente do desenvolvimento da tecnologia, a caixa já está no mercado e existe uma fila de espera pelo equipamento. "Os raios UV-C são muito utilizados em diversos ambientes para desinfetá-los. Isto permite matar os patógenos resistentes aos antimicrobianos como o causador da tuberculose e outros agentes infecciosos", finaliza o engenheiro.