24/06/2020 às 11h13min - Atualizada em 24/06/2020 às 11h13min

Ciclistas realizarão pedalada em protesto após a morte de adolescente atropelado em Criciúma

Ato será realizado na noite desta quarta-feira, dia 24

- 87 News
Engeplus

Um grupo de ciclistas está organizando uma nova manifestação na noite desta quarta-feira, dia 24, na avenida Centenário, em Criciúma, no mesmo local onde um adolescente, de 13 anos, foi atropelado e morto por um ônibus enquanto andava de bicicleta, na noite dessa terça-feira, por volta das 18 horas. 

Uma manifestação já foi realizada ainda na noite de ontem no local do acidente e cerca de 150 bicicletas foram colocadas na avenida Centenário na pista exclusiva dos ônibus. O pedido é por uma ciclovia no município. Na noite desta quarta-feira o protesto será diferente já que os ciclistas realizarão uma pedalada. Eles sairão do local do acidente (próximo a Estação Rodoviária) até o Nações Shopping (apenas referência). 

“Ontem [terça-feira] participaram cerca de 150 ciclistas e hoje esperamos muito mais. Já passou da hora de Criciúma ter uma ciclovia. Vamos sair do local do acidente e ir até o Nações Shopping e retornaremos até o bairro Pinheirinho. O que aconteceu foi uma fatalidade, mas não ficaremos de braços cruzados”, pontuou um dos organizadores do movimento Tiago Vitório.

O ciclista Ricardo Rodolfo afirmou ainda na noite dessa terça-feira que é necessário uma ciclovia em Criciúma. “É algo que estamos adiando faz tempo, fizemos pedaladas antes da pandemia (do coronavírus) e os problemas sempre continuam. O pessoal se acostumou a andar na pista do amarelinho, mas o governo não se mexe para fazer algo para nós ciclistas. É uma tragédia o que aconteceu [a morte do adolescente]. Pode ter sido um descuido, mas nada justifica uma morte. Vamos levar esse protesto para frente, pois a morte de um menino de 13 anos não ficará impune”, comentou o ciclista que faz parte do grupo Pedal de Criciúma que conta com 120 membros.

Ainda na noite dessa terça-feira, a Prefeitura de Criciúma se manifestou sobre o caso por meio de uma nota oficial. Confira na íntegra: 

O Governo de Criciúma lamenta, com profundo pesar, o acidente registrado na noite desta terça-feira (23), em uma das faixas destinadas aos ônibus do sistema integrado de transporte coletivo, na Avenida Centenário. Manifestamos imensa tristeza devido à morte de um jovem e nos solidarizamos com a dor da família.

São compreensíveis e justas as reivindicações e manifestações que afloram nesse momento, solicitando do poder público soluções que tragam maior segurança e melhorias na trafegabilidade em nosso município. Em que pese o Governo Municipal não só projetar, mas agir nessa direção, como a execução do grande Projeto de Mobilidade Urbana de Criciúma, que vai implantar quase 24 quilômetros de ciclovias em nossa cidade, ainda assim, acreditamos que, por hora, o momento é de sermos sensíveis ao luto familiar.

Externamos aqui empatia, profunda compaixão, e não, um acalorado debate.

A Prefeitura de Criciúma continuará à disposição para discutir, em muito breve, mas em momento oportuno, com as diferentes classes da sociedade civil, incluindo os ciclistas, as melhorias na mobilidade urbana do município, com todas as soluções já em execução, e outras, que serão executadas.

Que Deus abençoe a família, e a todos nós.

Criciúma, 23 de junho de 2020.

A empresa de ônibus também emitiu uma nota sobre o acidente, lamentando o ocorrido. Leia:

Nota da empresa

O Grupo Forquilhinha lamenta, com profundo pesar, o acidente ocorrido na noite desta terça-feira, dia 23 de junho, em Criciúma. 

A empresa está neste momento com suas equipes fazendo o acompanhamento das circunstâncias do acidente e está totalmente à disposição da família e das autoridades para dar todo o suporte necessário neste momento de tamanha dor. A empresa reitera que já acionou os órgãos de segurança competentes para acompanhar e investigar o caso. 

O Grupo Forquilhinha se coloca à disposição para quaisquer esclarecimentos.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? Fale conosco pelo Whatsapp