Uma reunião online no último dia 18 de junho definiu ações da Abracal em razão da pandemia. A digitalização foi um dos temas da reunião de diretoria, que ocorreu após a Assembleia Geral.
Entre as decisões tomadas, estão a realização de lives com foco no cliente da indústria de calcário. O produtor agrícola e o pecuarista devem receber informações de especialistas sobre a importância da correção da acidez do solo.
A programação será divulgada nos próximos dias. As lives devem abordar questões como economia, calagem e agronegócio.
Já o Enacal foi adiado. O tradicional encontro da indústria de calcário ocorreria em Goiás no último trimestre desse ano. A decisão ocorreu em razão de indefinições do cenário diante da pandemia e a possibilidade do acúmulo de vários eventos do agronegócio nos últimos meses do ano.
O presidente da Abracal, João Bellato Júnior, comandou a reunião. Participaram ainda os diretores e conselheiros Anselmo Vasconcellos Neto (Sindac/MG), Kassiano Riedi (Sinecal/MT), Luciano Buzatto (Sindemcap/PR), José Antonio Vitti (Sincal/GO) e Carlos Cavalheiro e Roberto Zamberlan (ambos do Sindicalc/RS).
Os trabalhos foram conduzidos pelos diretores executivos Fernando Carlos Becker (RS) e Euclides Francisco Jutkoski (SP).
Os dirigentes estaduais também aprovaram a manutenção das ações institucionais. Uma delas é a divulgação do calcário por meio de práticas na imprensa e redes sociais.
A agenda de atividades incluirá contatos com autoridades. A adoção de reuniões online facilitou esse procedimento. O grupo também manteve na pauta o acompanhamento de questões tributárias envolvendo o calcário. "Temos ampliado a presença em grupos técnicos. Também buscamos conversar com as autoridades, levando a importância da calagem. O Brasil será importante na produção mundial de alimentos na era pós-pandemia", disse Bellato.
Ao mesmo tempo, a diretoria discutiu práticas para incentivar o associativismo em várias regiões do país. Essas práticas contarão com o apoio da Abracal.