Pernambucana e especialista em camarão, a Carapitanga é a primeira empresa do Brasil a exportar o produto após 15 anos. A retomada começou no último dia 28, com a venda de 22 toneladas para os Emirados Árabes Unidos. Em junho, serão mais 66 toneladas para Taiwan e Estados Unidos. Também estão na agenda para esse ano encomendas para a China, Rússia, Malásia e Coreia do Sul.
A empresa trabalha junto à Associação Camarão BR, CNA, Secretaria da Aquicultura e Pesca, e Ministério da Agricultura, com o objetivo de desbloquear as exportações de pescados para a Europa.
“Depois que conseguimos voltar a vender para América do Norte, Oriente Médio e Ásia, estamos trabalhando a reabertura do mercado europeu. Queremos destinar 40% de nossa produção para o mercado externo”, diz Marcelo Varela, sócio diretor da empresa.
Em 2006, Marcelo Varela, administrador de empresas e Pedro Duque, engenheiro de pesca, que já eram executivos do setor, deram início à sociedade no cultivo e comercialização de camarão (Litopenaeus vannamei), numa pequena fazenda no município de Igarassu (PE), que deu nome à marca Carapitanga.
Inicialmente atuando no mercado local de camarão in natura, seguiram ampliando o negócio e hoje respondem por uma produção de 6.300 toneladas por ano, em 14 fazendas espalhadas por Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Bahia e Piauí.
Acumulada a experiência de mais de uma década como produtora de camarão, em 2017, passou a dedicar-se ao beneficiamento. Com produto diferenciado e de valor agregado, deu início a distribuição própria para o food service em todo o país, desde pequenos restaurantes a grandes redes.
Em 2019, a Carapitanga inaugurou uma unidade de beneficiamento própria, em Jaboatão dos Guararapes (PE). O centro de processamento tem capacidade de 20t/dia, contando com modernas instalações e Certificação Internacional HACCP - Hazard Analysis and Critical Control Point, capaz de atender os mais exigentes clientes.
Atualmente com mais de 500 colaboradores, incluindo fazendas, escritório e indústria, a Carapitanga produz, beneficia e distribui, o que garante o diferencial da marca, variedade de tamanhos e disponibilidade de produto o ano inteiro, do fresco ao mais elaborado.
“Para o próximo semestre, estamos preparando lançamento inédito, camarão fresco, pré-cozido, pronto para consumo e com longo prazo de validade”, afirma Marcelo Varela.
Com responsabilidade ambiental e o compromisso de promover o desenvolvimento socioeconômico das comunidades tradicionais dos seus entornos, a Carapitanga, em 2020, chegou ao mercado externo e segue trabalhando firme no propósito de empreender na carcinicultura brasileira.