Com a proibição das doações corporativas, as duas últimas eleições brasileiras foram financiadas exclusivamente por recursos públicos do Fundo Partidário e por doações de pessoas físicas. Essa mudança foi instituída pela Minirreforma Eleitoral de 2015.
Para abrir novos caminhos de financiamento de campanhas, o crowdfunding eleitoral foi incluído na reforma eleitoral de 2017 e regulamentado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para as eleições de 2018.
Antes disso os recursos precisavam ser captados por meio de plataforma própria, dentro do site oficial da campanha eleitoral, o que encarecia o processo e inviabilizava a prática para grande parte dos candidatos.
No processo eleitoral de 2020, o crowdfunding tem se mostrado uma das principais estratégias de viabilização de campanhas de todos os portes e pleitos. Mas o processo gera diversas dúvidas aos candidatos e equipes envolvidas na sua execução.
Para esclarecer cada ponto desse processo a escola de comunicação de marketing político Presença Online e o Guia do Marketing Político, realizam no dia 14 de maio o evento on-line "O que é importante saber sobre crowdfunding - arrecadação de doação para campanhas".
O evento tem a mediação do prof. Marcelo Vitorino, especialista em marketing político, e a participação de Eron Pessoa, contador com ampla experiência em prestação de contas de campanhas eleitorais, servidor do TSE - Tribunal Superior Eleitoral.
O evento é on-line, aberto e gratuito.
Para participar, é necessário inscrever-se no site do evento.
O conteúdo das transmissões será aberto a todos que se inscreverem para assistir as aulas. Mas o envio de dúvidas a serem respondidas é exclusiva aos assinantes do Guia do Marketing Político.
CONHEÇA OUTROS EVENTOS DO GUIA DO MARKETING POLÍTICO
O que é importante saber sobre crowdfunding - arrecadação de doação para campanhas
Dia 14 de maio, quinta-feira, às 19h.
Como a imagem do candidato influencia na sua comunicação
Dia 21 de maio, quinta-feira, às 21h.
Como calcular a estrutura de uma campanha digital
Dia 25 de maio, segunda-feira, às 19h.