Os pagamentos por aproximação são uma forma rápida, prática e segura de finalizar transações presenciais. A tecnologia NFC (Near Field Communication) permite que o pagamento seja realizado sem a necessidade de inserção do cartão na maquininha e dispensando o uso de senha para valores até R$50, atualmente no Brasil. Considerando a crise mundial na saúde que vem sendo enfrentada, a indústria de meios de pagamento tem recomendado a utilização do pagamento por aproximação com cartões ou carteiras digitais como forma de evitar o contato direto dos consumidores com o dinheiro em circulação. Ao que tudo indica, essa recomendação vem sendo seguida por consumidores, segundo levantamento realizado globalmente pela Mastercard, 69% dos brasileiros entrevistados afirmaram que a COVID-19 os incentivou a usar pagamentos por aproximação.
Essa tecnologia é uma excelente alternativa, uma vez que o consumidor terá contato apenas com seus objetos pessoais (cartão, celular, smartwatches e até mesmo pulseiras) e conseguirá manter a distância segura de 1,5 m de outras pessoas. Ainda de acordo com a pesquisa, no Brasil, 14% dos entrevistados deixaram de utilizar dinheiro durante a pandemia, enquanto 63% diminuíram significativamente o seu uso. Rápido, prático e seguro, o pagamento por aproximação oferece a conveniência de fazer transações apenas aproximando os dispositivos (cartão, celular ou vestíveis) de um leitor habilitado, sendo até 10 vezes mais rápido do que outros tipos de pagamento. Os pagamentos por aproximação são ideais para transações de baixo valor e situações que requerem uma velocidade de pagamento maior para diminuir filas.
Atualmente, diversos bancos brasileiros emitem cartões habilitados com a tecnologia de pagamentos por aproximação. Para que o consumidor saiba se o seu cartão está habilitado, basta buscar por um símbolo semelhante ao de wi-fi em seu cartão.
As carteiras digitais são outra excelente opção, pois oferecem segurança, uma vez que os dados do cartão não são compartilhados, conveniência, já que em vez de inserir a senha é possível utilizar touchID ou faceID e facilidade, pois permitem que o consumidor saia de casa levando apenas o seus gadgets. A pesquisa realizada globalmente pela Mastercard indicou que, entre os entrevistados que utilizam pagamentos por aproximação, 72% fizeram compras utilizando um cartão físico, 49% utilizaram carteiras digitais e 13% usaram wearables e outros dispositivos habilitados.
Para cadastrar um cartão em uma carteira digital, o consumidor precisa ter um dispositivo compatível (celular ou relógio com tecnologia NFC, entre outras) e é necessário seu banco suportar esta modalidade de pagamento, para então ativá-la pelo aplicativo bancário. Depois disso, basta checar se o estabelecimento comercial aceita esse tipo de pagamento. Dados da Mastercard indicam que quase 5.000 municípios brasileiros já realizaram pelo menos uma transação por aproximação. Os principais estabelecimentos comerciais onde o pagamento por aproximação é mais utilizado são redes de fast-food, restaurantes, postos de gasolina e lojas de conveniência.
Para Ana Paula Lapa, Vice-presidente de Produtos e Inovação da Mastercard Brasil e Cone Sul, a tecnologia NFC garante um meio prático e seguro de finalizar as compras, não apenas durante a pandemia. "A partir do momento que o consumidor utiliza o pagamento por aproximação pela primeira vez, ele passa a incluir este comportamento em seu dia a dia e essas transações acabam fazendo parte da sua rotina, tanto pela agilidade que este tipo de pagamento oferece, quanto pela segurança", afirma.
Nos últimos meses, a Mastercard anunciou que está liderando esforços regionais, na América Latina e Caribe, paga ampliar os limites de pagamento por aproximação na região. Isso permitiria que os portadores de cartões utilizassem a tecnologia em compras de valor mais alto em vez de serem limitados a um valor predefinido baixo.
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