Receitas de € 520,5 milhões, um aumento de 7,7% nas taxas de câmbio atuais, impulsionadas pelo crescimento contínuo em todas as principais áreas geográficas, canais de distribuição e categorias de produtos.
EBITDA ajustado de € 77,4 milhões (+ 2,7% sobre o último ano) e margem EBITDA de 14,1% da receita, refletindo um modelo de negócios sólido e eficiente.
Lucro líquido de € 19 milhões, um aumento de 5,2% em relação ao ano passado.
Posição financeira líquida de € 114 milhões abaixo do ano anterior, impulsionada por forte geração de caixa para sustentar planos de crescimento.
Trieste (Itália), 30 de abril de 2020 - Em Assembleia Geral realizada ontem, os Acionistas da illycaffè S.p.A. ("illycaffè" ou, com suas subsidiárias, O "Grupo" ou a "Companhia") aprovaram as demonstrações financeiras de 31 de dezembro de 2019.
Massimiliano Pogliani, CEO da illycaffè, comentou:
"Os resultados de 2019 mostram uma trajetória de crescimento para todos os principais indicadores econômico-financeiros, confirmando a força da marca illy e de nossos negócios globais e multicanais. Além disso, em 2019 continuamos a perseguir um modelo de negócios responsável por meio da adoção do status de empresa Benefit, confirmando ainda mais nossa intenção de crescer por meio de uma operação responsável, transparente e sustentável para as comunidades com as quais interagimos."
O crescimento da receita (+ 7,7% nas taxas de câmbio atuais, + 6,6% nas taxas de câmbio constantes) acelerou-se em 2019, dobrando em relação ao ano anterior, sustentado por um sólido posicionamento nos principais mercados e canais de distribuição e um ímpeto inovador que viu, entre as várias iniciativas estratégicas no segmento fracionado, o sucesso contínuo do sistema proprietário iperEspresso e a introdução das cápsulas compatíveis que emergiram como o lançamento de maior sucesso em 2019 na categoria de produtos de café nos supermercados italianos.
O crescimento foi equilibrado entre os mercados em que o Grupo distribui seus produtos diretamente e aqueles atendidos por distribuidores independentes. O mercado italiano registrou excelentes desempenhos tanto no canal HoReCa (Hotéis, Restaurantes e Cafeterias), graças ao aumento contínuo da base de clientes aliado à redução da taxa de rotatividade, quanto no comércio moderno, beneficiando-se, entre outros, do lançamento das cápsulas compatíveis. Além disso, os negócios realizados através de distribuidores cresceram em relação ao ano anterior, tanto nos mercados ocidentais mais tradicionais quanto na Ásia, em particular na China por meio do comércio eletrônico e na Coréia, graças à crescente presença multicanal. O comércio eletrônico alcançou um crescimento de dois dígitos em comparação com o ano anterior em todos os principais mercados e, em particular, nos EUA, impulsionado pela otimização da experiência do cliente oferecida pelo novo site e pelas iniciativas de transformação digital implementadas.
No final de 2019, os pontos de venda de marca única totalizavam 269: 192 illy Caffè, dos quais 17 são operados diretamente, e 77 lojas illy, das quais 7 são operadas diretamente. Em 2019, a estratégia de varejo focou na racionalização da rede existente e na definição de projetos específicos com o objetivo de transmitir efetivamente, através de uma crescente diferenciação da experiência do cliente, o posicionamento exclusivo da illy, uma marca de estilo de vida que, desde o início, estabeleceu forte laços com o mundo da arte e da cultura.
O EBITDA (sigla em inglês para Lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização, ou LAJIDA, em português) ajustado do Grupo para o ano em análise foi de € 77,4 milhões, um aumento de 2,7% em relação ao ano anterior, com uma sólida margem EBITDA de 14,1%.
O lucro líquido do período foi de € 19 milhões, refletindo um aumento em relação a 2018, graças ao excelente desempenho operacional e apesar dos benefícios do regime de Caixa de Patentes em 2018 (onde as receitas do uso de direitos autorais, patentes, marcas registradas etc. foram tributadas em uma taxa menor).
A posição financeira líquida apresentou uma redução de € 3,1 milhões em relação a 2018, graças a uma geração operacional de caixa significativa para sustentar planos de crescimento (incluindo a aquisição do distribuidor do Reino Unido).
Além disso, em 2019, a Companhia buscou um objetivo eficiente de alocação de capital, apresentando um retorno de 8,5% sobre o capital investido, de acordo com 2018. Em 2019, a Companhia adotou o status de empresa Benefit de acordo com a lei italiana como um pré-requisito para a conquista potencial da certificação International B-Corp.
Sobre a illycaffè
A illycaffè (http://illy.com.br/) é uma empresa familiar italiana, fundada em Trieste em 1933, comprometida em oferecer o melhor café do mundo. É a marca de café mais global, produzindo um único blend de café espresso 100% arábica, com grãos provenientes de 9 dos melhores países fornecedores do mundo, sendo o Brasil o principal. São consumidas mais de 8 milhões de xícaras de café illy por dia, em cafeterias, restaurantes, hotéis, escritórios e residências de mais de 140 países. Precursora do espresso, a illycaffè é considerada líder em ciência e tecnologia do café graças a três radicais inovações. Ao promover o primeiro Prêmio Ernesto Illy de Qualidade Sustentável do Café para Espresso, no Brasil em 1991, também foi pioneira na compra direta dos fornecedores, compartilhando know-how e pagando preços acima do mercado para quem atinge seus padrões de qualidade, em parcerias alicerçadas pelos princípios do desenvolvimento sustentável. Com o objetivo de difundir a cultura do café, fundou a Università del Caffè, um centro educacional de excelência que oferece treinamento teórico e prático em todos os aspectos do café para cafeicultores, baristas, equipes de lojas de café e amantes da bebida. Tudo que é "made in illy" é realçado pela beleza e a arte, representando os valores fundamentais da marca, a começar pelo seu logo, como são as mais de 100 xícaras da renomada illy Art Collection, desenhadas por artistas internacionais. A illycaffè empregava 1.405 pessoas globalmente em 2018, quando registrou receitas consolidadas de 520,5 milhões de euros. Há 269 lojas illy em mais de 40 países.