20/04/2020 às 12h11min - Atualizada em 22/04/2020 às 00h00min

Automação da advocacia: gestão e controle das rotinas jurídicas

A desburocratização das rotinas jurídicas através da automação permite mais agilidade, precisão, reduz a chance de erros, otimiza a troca de informações, auxilia no cumprimento de prazos, facilita o dia a dia dos advogados e reduz custos.

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A automação de processos está cada vez mais presente no dia a dia profissional. O trabalho colaborativo entre homem e tecnologia é uma realidade que permitirá uma atuação mais estratégica dos escritórios de advocacia e departamentos jurídicos.

Isso porque a automação vem para desburocratizar e otimizar atividades operacionais. Antes, o cotidiano jurídico envolvia muitas tarefas presenciais, manuais, sem contar no grande volume de papel impresso. A tecnologia permitiu a informatização do escritório e a digitalização da advocacia e, com isso, maior precisão na gestão e no controle das rotinas jurídicas.

São muitas as possibilidades
Os recursos tecnológicos atuais já permitem uma série de possibilidades neste sentido. É possível gerenciar processos e fluxos de trabalho, organizar as demandas por processo, estruturar agendas, controlar prazos, acessar com rapidez históricos e processos antigos, fazer o gerenciamento financeiro do escritório, entre outros. Os softwares disponíveis no mercado oferecem soluções customizadas, de acordo com o ramo de atuação e necessidade do negócio.

Benefícios
A desburocratização das rotinas jurídicas através da automação permite mais agilidade, precisão, reduz a chance de erros, otimiza a troca de informações, auxilia no cumprimento de prazos, facilita o dia a dia dos advogados e reduz custos. Ademais, há incremento na segurança de dados, evitando vazamentos e acessos por terceiros mal-intencionados.

Com isso, os escritórios e departamentos jurídicos ganham mais produtividade e, consequentemente, vantagem competitiva no mercado.

O tempo otimizado agora pode ser utilizado de forma mais efetiva, com maior dedicação na elaboração de estratégias dos processos, para aperfeiçoar o atendimento ao cliente e desenvolver novos mix de serviços, por exemplo. Sem contar na possibilidade de atender mais e, assim, aumentar a margem de lucro.

Gestão do desempenho
Os softwares e soluções tecnológicas disponibilizam relatórios e indicadores, que auxiliam na mensuração de resultados e na análise de desempenho, além de auxiliar na identificação de falhas e oportunidades de melhorias. Desta forma, a administrar e planejar ações fica muito mais assertivo.

Mudança completa
A automação jurídica é o futuro do mercado de Direito. Porém, é necessário esclarecer que a automação da advocacia não consiste apenas em investir em softwares e soluções, é preciso mudar a mentalidade como um todo.

Rever processos e sistemas de gestão e implementar a automação como inteligência, uma nova forma de trabalhar que irá nortear as ações futuras. Com essa integração, o aumento na eficiência, produtividade e a redução de custos virão.



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