17/04/2020 às 19h00min - Atualizada em 17/04/2020 às 19h00min

Corpo de Bombeiros Militar alerta para cuidados com o uso do álcool em casa

- 87 News
Governo SC
 

O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) alerta a população para ter cuidados durante o manuseio do álcool 70% durante os cuidados de higienização em casa. A corporação ressalta a importância do uso do produto para a prevenção ao novo coronavírus, mas relembra que é preciso ter muito cuidado no manuseio para evitar queimaduras.

A venda da versão líquida do produto estava proibida desde 2002 e foi liberada para os cidadãos por 90 dias para a esterilização dos ambientes. Já a versão em gel é liberada para a venda. A diferença entre ambas é que na apresentada em gel, em caso de contato com fogo, não ocorre uma explosão, como seria na líquida. Porém, o álcool em gel leva mais tempo para evaporar.

Por isso, é preciso ter cuidado ao utilizar as duas versões, principalmente em ambientes fechados. Siga as instruções da corporação para ter um ambiente seguro.

Cuidados para evitar acidentes domésticos com o álcool

  • Utilize apenas a quantidade necessária para higienizar as mãos ou superfícies, com os ambientes ventilados e aguarde a evaporação total do produto;
  • Controle a utilização em crianças, evitando que elas fiquem próximas a locais que possam levar a uma queimadura;
  • Jamais utilize fósforos e isqueiros logo após a aplicação de álcool nas mãos ou superfícies;
  • Nunca derrame álcool sobre o fogo, pois a chama pode seguir o caminho do álcool e chegar até as suas mãos;

Como proceder em caso de queimaduras graves

  • Primeiramente, ligue para o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina pelo telefone 193, explique – com calma – o que aconteceu. Enquanto a ambulância se desloca para o local do atendimento, coloque a parte queimada em água corrente, em temperatura ambiente. 
  • Jamais utilize as substâncias caseiras, como borra de café ou pasta de dentes, por exemplo, porque isso pode agravar a situação;
  • Não aplique pomadas ou medicamentos sem a orientação médica;
  • Não estoure as bolhas, que podem se formar devido a queimadura, ou tente descolar peças de roupa que podem ficar grudadas sobre a pele, deixe isto para um profissional.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? Fale conosco pelo Whatsapp