16/04/2020 às 13h36min - Atualizada em 16/04/2020 às 13h36min

Santa Catarina tem 40 policiais militares em isolamento por suspeita de coronavírus

- 87 News
NSC TOTAL

Polícia Militar de Santa Catarina tem 40 policiais em isolamento, em diversas cidades no Estado, por suspeita de contaminação pelo novo coronavírus. Até agora, três PMs testaram positivo para covid-19.

A região com mais casos suspeitos é a 3ª, que inclui o 1º Batalhão, em Itajaí, o 12º, em Balneário Camboriú, e o 25º, em Navegantes. As forças de segurança têm sido testadas, assim como os agentes de saúde no Estado. Ao todo, 393 casos foram descartados na Polícia Militar.

A exposição dos policiais ao vírus preocupa a Associação dos Praças de Santa Catarina (Aprasc). João Carlos Pawlick, presidente da entidade, diz que os policiais estão apreensivos com a possibilidade de contaminarem as próprias famílias.

- O policial jurou proteger a sociedade com a vida. Mas, agora a questão é levar inimigo invisível para dentro de casa – diz Pawlick.

A PM recebeu equipamentos de proteção, como máscaras, luvas e álcool em gel, que foram disponibilizados em todas as viaturas. Bombeiros militares treinaram os policiais para o manuseio correto dos materiais, que exigem cuidados específicos para evitar a contaminação no descarte, por exemplo.

Mas a PM não recebe adicional de insalubridade, o que a Aprasc vê como um problema no momento em que o Estado enfrenta uma pandemia. Os policiais estão expostos à contaminação especialmente no momento das abordagens e prisões, em que o contato físico é necessário.

Insegurança no bolso

Além dos riscos nas ruas, os policiais estão preocupados com as medidas de contenção de gastos que incluem o congelamento dos salários e das promoções. O Estado já anunciou o congelamento dos salários dos servidores, e a medida pode ser reforçada por exigência federal. O Ministério da Economia avalia exigir dos estados que congelem a folha por dois anos, em troca do pacote de auxílio que enviará para conter o prejuízo de arrecadação.

Os policiais falam no risco de aumentarem os índices de violência devido à recessão que será trazida pela pandemia – e se veem na possibilidade de enfrentar mais trabalho com menor perspectiva de carreira.


Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? Fale conosco pelo Whatsapp