08/04/2020 às 10h35min - Atualizada em 09/04/2020 às 09h33min

Quarentena sem fraudes: iniciativa para denúncia e remoção de sites falsos sobre Covid-19 está disponível

Desenvolvido pela Axur, a plataforma tem o intuito de tirar do ar os sites fraudulentos em nome de entidades governamentais, instituições sem fins lucrativos e/ou OMS. Site é aberto a todos que também queiram denunciar

DINO
http://axur.com/quarentenasemfraudes
Site para denúncia de golpes online sobre coronavírus


O site axur.com/quarentenasemfraudes já está disponível para denúncia de fraudes relacionadas ao coronavírus. A iniciativa da Axur, empresa brasileira de monitoramento e reação a riscos digitais, nasceu para evitar que a população seja explorada por fraudadores da internet. Até o momento, mais de 15 sites, incluindo um app falso em nome do SUS, já foram retirados do ar. 

Com o Quarentena sem Fraudes, qualquer pessoa poderá fazer denúncias. Os links em nome de organizações oficiais - entidades governamentais, instituições sem fins lucrativos e/ou OMS - serão avaliados por uma equipe dedicada da Axur, a fim de identificar esses sites que promovem informações falsas ou visam aplicar algum golpe na população. Por fim, se confirmada a fraude, todos os esforços necessários serão feitos para que o site seja retirado do ar. 

"Vivemos atualmente um momento crítico no mundo, onde o isolamento social passou a ser a melhor forma de segurança e contenção da propagação do tão temido novo coronavírus. Com isso, as compras on-line, o trabalho remoto e todas as interações virtuais passaram a ser mais frequentes, inclusive para quem não tinha esse hábito antes. Com mais pessoas conectadas e mais fraudes sendo espalhadas, o risco das pessoas caírem em golpes, infelizmente, acaba aumentando.", comenta Fábio Ramos, CEO da Axur. 

As fraudes pela internet mudaram o foco e diversos sites estão se passando por órgãos oficiais para se aproveitarem da fragilidade da população nesse momento de crise, muitas vezes fingindo vender produtos que poderiam ser úteis, mas que na verdade são fraudes ou golpes durante o período de quarentena. Por isso, a Axur está liderando a iniciativa voluntária com o intuito de retirar do ar todos os sites que fingem ser entidades governamentais e trabalham na contramão da batalha contra o vírus.

"Não é justo que cada vez mais brasileiros sejam vítimas dos criminosos digitais, principalmente no atual cenário em que vivemos. Tivemos essa ideia de criar o Quarentena sem Fraudes exatamente para diminuir esse número. O intuito do site é que todos se unam para denunciar todo e qualquer site que seja fraude. Isto está em linha com nossa missão de tornar a internet um lugar mais seguro", comenta o executivo. 

Além das práticas já tradicionais de phishing, os criminosos digitais estão agora compartilhando informações verdadeiras já mencionadas por órgãos oficiais, como é o caso das mensagens sobre benefícios que ainda estão sendo estudados pelo governo, mas que não tiveram um lançamento oficialmente. No entanto, os links originais são alterados para sites que direcionam para o cadastro dos usuários e, automaticamente, para o roubo das informações. Os domínios com o nome da instituição atrelados às palavras “relacionamento” e “oficial” são dois dos mais utilizados para esse tipo de golpe.

A Axur listou também algumas dicas principais para ajudar a população na verificação de uma possível fraude, ou não:

  • Compre em sites confiáveis: desde as compras de supermercado, com o álcool gel incluso, até roupas e sapatos, lembre-se sempre de entrar diretamente no site da empresa, digitando a URL no navegador, e comprar nos sites que já são conhecidos. Aquele termo "bom demais pra ser verdade" cabe exatamente nos casos das promoções relâmpago que aparecem nas redes sociais das marcas. Se gerou dúvida, entre diretamente no site da empresa e cheque se essa promoção existe mesmo. 

  • Não cadastre seus dados em tudo: antes de cadastrar os dados, confirme se é um site de confiança. Nessas horas, é bom inclusive checar nos sites de reclamação se já há algum registro de outros usuários.
  • Preste atenção nos links: não clique em todos links que você receber. Os domínios relacionamento.com e oficial.com são domínios falsos muito utilizados nesse momento. Atente-se também para links que comecem em um idioma e terminam em outro. 

 

Sobre a Axur

A Axur é a empresa líder em monitoramento e reação a riscos digitais na internet no Brasil, com foco em preservar a valiosa relação de confiança entre as empresas e seus públicos. Conta com tecnologia de ponta e uma infraestrutura global de monitoramento para riscos como: uso abusivo de marca, apropriação de identidade, phishing, aplicativos fraudulentos e vendas não autorizadas. Isso significa proteger o consumidor ao longo da sua jornada de compra, assim como em toda a experiência com os pontos de contato digitais das marcas. A Axur atende marcas nacionais e internacionais nos segmentos de aviação, mídia, serviços financeiros, varejo online, seguros e fintechs monitorando sua presença digital no Brasil. Para mais informações, visite axur.com e conheça o blog blog.axur.com.



Website: http://axur.com/quarentenasemfraudes
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? Fale conosco pelo Whatsapp