30/03/2020 às 16h01min - Atualizada em 01/04/2020 às 15h03min

Cloud AWS: desenhar, implementar, gerir e evoluir

O Cloud AWS (Amazon Web Services) é, atualmente, uma das plataformas de computação em nuvem mais utilizadas no mercado, que proporciona economia de custos, flexibilidade e automatização de processos.

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Cloud AWS: desenhar, implementar, gerir e evoluir Claranet


Ao migrar aplicações e dados para a nuvem , as empresas buscam soluções que melhor atendem as necessidades.

O Cloud AWS (Amazon Web Services) é, atualmente, uma das plataformas de computação em nuvem mais utilizadas no mercado.

Seja para obter recursos de segurança aprimorados, menor tempo de implementação, economia de custos ou pela flexibilidade e automatização de processos.

Mas, além das vantagens que a plataforma fornece, os gestores devem ter em mente que desfrutar da máxima eficiência da nuvem depende da escolha de um Partner AWS confiável e experiente, como é o caso da Claranet.

Migrar os dados de empresa para a AWS pode proporcionar muitos benefícios. E a Claranet tem uma metodologia própria de desenvolvimento de projetos e implementação que vai garantir o sucesso das operações.

- Por que usar o Cloud AWS?
Embora existam milhares de clientes usando a AWS em mais de 190 países, muitos gestores ainda analisam os motivos pelos quais deveriam contratar os serviços AWS para as demandas de infraestrutura.

Dois cases recentes de sucesso da Claranet mostram como muitas empresas já desfrutam dos recursos da AWS. O Banco Fibra, por exemplo, realizou a migração total de suas aplicações para a nuvem com suporte da Claranet, partner AWS.

Já para a Embraer, a Claranet desenvolveu um sistema em nuvem, que possibilitou coletar e analisar dados de performance de cada voo.

Assim, essas análises contribuem na redução do tempo de manutenção das aeronaves, aumentando a previsão de falhas e a otimização de custos com o serviço.

Além disso, a Webmotors - principal portal de negócios e de soluções para o segmento automotivo - que também migrou dados para nuvem.
Recentemente firmou parceria com a Claranet, que é responsável pela sustentação 24x7.

A Claranet, então, foi contratada para o projeto de migração de uma infraestrutura on premise para a nuvem AWS, do front-end ao backoffice, efetuado há cinco anos.

Todas essas grandes empresas puderam observar muitos outros benefícios como:

- A AWS permite gerar novos servidores em poucos minutos, sem a necessidade de comprar licenças separadas para muitos sistemas operacionais e softwares;
- Pagamento por uso: Com a AWS, é garantida a largura de banda ilimitada para backup e arquivamento, além de aumentar / reduzir a escala de um servidor, fazer a integração CDN e muito mais. E todos esses recursos altamente escalonáveis estão ​​disponíveis, pagando apenas pelo o que é consumido;
- Segurança: A AWS construiu uma infraestrutura altamente segura, tanto fisicamente quanto pela Internet;
- Flexibilidade: A plataforma permite dimensionar a infraestrutura oferecida, de modo isso atende às necessidades das operações das empresa.

- Migrando dados para a nuvem AWS com o:

- know-how da Claranet
A Claranet desenvolveu uma metodologia de trabalho específica, que visa melhor atender as demandas específicas de cada cliente. Foi criado um método composto de 4 etapas, que são:

- Desenhar
O primeiro passo na criação de um projeto de migração consiste no levantamento de informações sobre cada cliente. Desse modo, é possível ter uma compreensão mais ampla dos negócios e dos objetivos de TI.

Este "briefing" é essencial também para mostrar possíveis desafios a serem abordados no projeto, que será construído sob medida para o cliente.

- Implementar
Depois de projetada a solução, a próxima fase é a implementação, sob responsabilidade da equipe de Entrega de Serviços.

Com isso, a equipe gerencia todo o processo de implementação até a entrega final do sistema para a equipe internas do cliente.

É importante destacar que a empresa prioriza o cumprimento do cronograma, de acordo com o prazo acordado com o cliente.

- Gerir
A equipe interna do cliente continua recebendo suporte 24 horas por dia, por meio de equipe de Operações de Serviço.

Para manter uma organização no processo de atendimento, a empresa seleciona um único ponto de contato, que será responsável por atender rapidamente, passando informações objetivas.

Além disso, um especialista técnico sempre fica à disposição em caso de problemas.

- Evoluir
Equipes entendem que os negócios evoluem e, por isso, é necessário estar preparado para atendê-lo sob novos desafios e objetivos.

Portanto, sempre buscando melhorar os serviços e a forma de atendimento, implementando novas tecnologias e adaptando-as ao planejamento estratégico.

A Claranet é o parceiro ideal para migrar dados e aplicações usando a AWS.



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