O período de quarentena pelo coronavírus em Santa Catarina fez estatísticas de violência despencarem nos últimos dias. Segundo dados da Secretaria de Segurança Pública de SC (SSP), o número de roubos e furtos caiu até 65% em uma semana em todo o Estado.
Durante a primeira quinzena de março, os casos de roubos e furtos em Santa Catarina seguiam uma média acima de 300 por dia. Desde o dia 18, quando as medidas restritivas impostas pelo Governo de SC entraram em vigor, o número ficou abaixo de 200 todos os dias. O último domingo (22) registrou apenas 100 ocorrências em toda Santa Catarina.
A queda foi acompanhada por outros indicadores levantados pela SSP. O número de boletins de ocorrência gerados na Delegacia Virtual da Polícia Civil de SC caiu de 862 para 155 em uma semana. Já os casos de violência doméstica também tiveram o menor volume do mês a partir do dia 18.
O delegado-geral da Polícia Civil de Santa Catarina e chefe do Colegiado Superior de Segurança Pública, Paulo Koerich, apontou que além da quarentena as forças policiais estão atuando com efetivo reforçado nas ruas do Estado:
- Estamos em uma força-tarefa para manter a ordem, a segurança e a saúde pública. Temos muitos policiais nas ruas, praticamente todo o efetivo está engajado.
Desde o início do decreto do governo, no dia 18, a Polícia Civil colocou nas ruas 1166 policias, e a Polícia Militar mais 1300.