18/03/2020 às 12h31min - Atualizada em 18/03/2020 às 12h31min

Policiais fiscalizam estabelecimentos comerciais na 6ª Região

Policiais solicitam fechamento de comércios após Estado determinar situação de emergência

Lucas Renan Domingos - 87 News
Engeplus

Policiais militares estão nas ruas de todas as cidades da 6ª Região de Polícia Militar (6ª RPM) nesta quarta-feira, dia 18, fiscalizando lojas, bares, restaurantes e outros comércios. Eles estão orientando comerciantes para que fechem seus estabelecimentos em cumprimento ao decreto anunciado pelo governador Carlos Moisés, na noite dessa terça-feira, dia 17. O texto determina situação de emergência em Santa Catarina devido ao coronavírus.

Na manhã de hoje, policiais foram vistos de máscara e luvas circulando pela avenida Santos Dumont (foto). O decreto assinado por Moisés suspende por sete dias, por regime de quarentena, o transporte urbano municipal, intermunicipal e interestadual de passageiros, atividades e serviços privados não essenciais (academias, shoppings, restaurantes e comércio em geral) e a entrada de novos hóspedes no sistema hoteleiro. Ficam suspensos também pelo prazo de 30 dias eventos e reuniões de qualquer natureza, independentemente do número de participantes.

“Todo o nosso efetivo administrativo se juntou com os policiais da rua para orientar os comerciantes. Estamos fazendo a solicitação para que eles não abram suas lojas. Em toda a nossa região, são mais de 150 policiais envolvidos nesta tarefa”, afirmou o coronel Cosme Manique Barreto, comandante da 6ª RPM.

As sanções para quem não cumprir as determinações do decreto são severas. O comerciante poderá será multado, sofrer a perda de alvará e pode até ter que cumprir pena de reclusão. “Em um primeiro momento estamos orientando. Entre a noite e a manhã desta quinta-feira, vamos passar nos locais novamente. Quem não estiver de acordo, será penalizado com as medidas cabíveis”, afirmou Barreto.

Estão listados como essenciais os serviços funerários, farmácias, drogarias, mercados e supermercados, postos de combustível e distribuidoras de gás e água, que não serão fechados.

Policiais com itens de prevenção

As guarnições da 6ª RPM também estão agindo seguido cuidados com relação a higienização. Uma empresa de ferragens da região que também comercializa equipamentos de proteção individual doou aos policiais máscaras e luvas.

“Todo policial que está chegando para trabalhar ganha uma máscara e a luva. Ainda estamos com a falta de álcool em gel, mas nosso estoque deve ser reposto em breve. A orientação é para que nosso efetivo utilize as proteções não somente na operação de fiscalização, mas nas atividades policiais rotineiras”, completou.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? Fale conosco pelo Whatsapp