Os roubos e furtos a instituições financeiras em Santa Catarina registraram uma queda de 77,46% de 01 de janeiro a 13 de março deste ano, em comparação com os últimos três anos.
Em 2017, de 01 de janeiro a 13 de março, o Estado registrou 71 ocorrências de roubos e furtos a instituições financeiras, sendo 23 em bancos e 48 em caixas eletrônicos. No mesmo período deste ano, o número caiu para apenas 16 ocorrências, sendo 5 em bancos e 11 em caixas eletrônicos.
Além desta queda, outro dado que chama a atenção é que 43,8% dos casos registrados neste ano, foram tentados, ou seja, não chegaram a se consumar efetivamente por alguma dificuldade do infrator e também pelo trabalho das polícias que conseguiram evitar a ação antes que ela ocorresse.
Os números foram apresentados em reunião do Colegiado Superior da Segurança Pública e Perícia Oficial na manhã desta segunda-feira (16) e reflete o resultado do trabalho das equipes de Segurança Pública como a operação que ocorreu no final de semana, em Blumenau e municípios do Vale do Itajaí, envolvendo diversos órgãos.
Operação prende quadrilha investigada por assaltos a bancos e a ônibus em SC E PR
A operação, realizada neste final de semana, demonstra um dos motivos pelos quais o Estado registrou esta queda no número de furtos e roubos a instituições financeiras em Santa Catarina. Participaram da ação conjunta, o Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (GAECO) de Santa Catarina (do Ministério Público de SC), a Polícia Civil por meio da Divisão de Investigação Criminal (DIC) de Blumenau, a Polícia Militar, por meio do 10º BPM (de Blumenau) e policiais do BOPE (Batalhão de Operações Policias Especiais), além da Polícia Rodoviária Federal.
A quadrilha é investigada por assaltos a bancos e a ônibus em Santa Catarina e Paraná. Na operação, foram apreendidos fuzis, munições, explosivos e coletes. Os criminosos são suspeitos de terem praticado grandes assaltos no Paraná e em Santa Catarina, em especial roubo a bancos. A hipótese da investigação é que os criminosos estava se articulando para mais um roubo.
Fonte: Gerência de Estatística e Análise Criminal (GEAC/DINI/SSP/SC) / Polícia Civil de SC / Polícia Militar de SC