Um homem foi preso preventivamente em Blumenau suspeito de abusar sexualmente de mulheres durante sessões de terapia com uso de ayahuasca, o chá do Santo Daime. Ele atuava na cidade há cerca de três anos.
A prisão foi concluída no começo de onte, quinta-feira (5) após investigações da Delegacia de Proteção à Criança, Mulher, Adolescente e Idoso (DEPCAMI). Para o delegado David Sarraff, há suspeita de que ele tenha cometido violações sexuais mediante fraude, importunações sexuais e estupros de vulneráveis.
Segundo a polícia, o homem atraía e selecionava pacientes para sessões individuais no suposto espaço de terapia. Ele faria uso de substância e outros métodos que retiravam total ou parcialmente a consciência e a capacidade de discernimento da vítima.
Com a vulnerabilidade delas, de acordo com a polícia, ele cometia os atos sem consentimento. Ao menos 15 mulheres teriam sofrido abusos. Três delas já fizeram o registro na Depcami. O delegado pede que outras vítimas procurem a delegacia, no bairro Velha, para oficializar as denúncias.
— Salientando que será dado o devido atendimento e resguardado o sigilo sobre a identidade das vítimas — destacou Sarraff.
Operação Marias
Desde o início da manhã desta quinta, a Polícia Civil de Blumenau tem participado da Operação Marias, que aconteceu em todo o Estado com a fiscalização e cumprimento de 102 medidas protetivas de urgência.
A operação tem o objetivo de fiscalizar as medidas e cumprir mandados de prisão e de busca e apreensão de autores de crimes cometidos com o emprego de violência doméstica e familiar contra a mulher.