26/12/2019 às 09h46min - Atualizada em 26/12/2019 às 09h46min

Período de férias preocupa pelo aumento de furtos em residências

- 87 News
Janeiro é o tradicional mês de férias, onde muitos brasileiros programam suas viagens ou veraneio em praias. Porém muitas famílias não notam o perigo que este período apresenta. A ansiedade pela chegada da tão sonhada férias de verão, muitos acabam não se preocupando com a segurança de suas residências durante este período, sofrendo as conseqüências das invasões perpetradas por bandidos que se aproveitam da ausência dos moradores.

Os crimes de furto com arrombamento tendem a aumentar nesta época do ano, tornando o que deveria ser um período de renovação de energias em um pesadelo para muitas pessoas.

Para o especialista em ciências criminais Evandro Rodrigues é importante, ao realizar o planejamento de férias, que sejam incluídos cuidados básico para reforçar a segurança de sua residência, no sentido de evitar a ação de criminosos.

Existem muitas soluções tecnológicas para promover a segurança e inibir a atuação de assaltantes como câmeras inteligentes controlado por uma central informatizada de monitoramento 24h, alarmes, sensores internos, portarias blindadas, chips de identificação, etc.

Se a pessoa reside em casa de rua a preocupação deve ser dobrada, além da tecnologia, é importante tomar alguns cuidados para não chamar a atenção de meliantes, como, por exemplo, não comunicar a ausência a estranhos, suspender a entrega de revistas, jornais e possíveis encomendas, combinar com uma pessoa de confiança para recolher as correspondências e limpar a área externa, fazer a transferência de chamadas do telefone fixo para o celular, desativar a campainha, programar a televisão e as luzes internas para ligar e desligar automaticamente e na saída para o passeio colocar as malas no carro dentro da garagem.
 
A Polícia Militar tem feito um programa de vizinho solidário e, embora não sejam todas as ruas que façam parte deste programa de policiamento, vale a pena conversar com os vizinhos e deixar um telefone para algum caso de emergência
 
A instalação de câmeras IP — sistema de câmeras de rede para monitoramento por vídeo — é uma solução para que o proprietário possa acompanhar a movimentação na casa mesmo à distância.
"O monitoramento de sua residência pelo celular pode ser uma forma útil e eficaz para avistar movimentações estranhas. Hoje as câmeras possuem inteligência embarcada, capaz de acionar um alarme no celular ao detectar movimentação” -  complementa o especialista em segurança.
 
Outra alternativa é ligar uma central de automação na residência, onde as lâmpadas e eletrodomésticos podem ser controlados por celular, via rede de internet, possibilitando ligar e desligar remotamente luzes ou televisores por exemplo, causando assim a impressão que tem gente em casa, o que coibi muitas vezes a ação dos criminosos.

O especialista desaconselha a contratação de rondas com o uso de motocicletas nos bairros residenciais, por ser um serviço totalmente informal, prestado por pessoas sem a devida capacitação para realizar a segurança, além da  possibilidade de assaltantes oferecerem o serviço com a finalidade de obter informações das futuras vítimas. Obviamente não são todos, por isso se a opção for essa, deve ser primeiro observado se existe empresa capacitada que forneça esse serviço em sua cidade. Evite contratar estranhos.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? Fale conosco pelo Whatsapp