17/10/2019 às 15h30min - Atualizada em 17/10/2019 às 15h30min

Círculo Italiano realiza II La Nostra Gente neste domingo na comunidade de Rio Comprudente

Maria Luiza da Rolt - 87 News
Com diversas ações voltadas para o resgate e valorização da cultura italiana, neste domingo (19), o Círculo Italiano de Cocal do Sul irá realizar o II La Nostra Gente. O evento será realizado na comunidade de Rio Comprudente. Mais de 500 pessoas já estão confirmadas para participar deste dia de integração, exposição, oração, jogos, canto coral, troca de sementes, entre outras atividades.

O projeto itinerante é realizado nas comunidades de interior e visa fomentar a italianidade no município com a união de seus descendestes e simpatizantes pela cultura italiana. A primeira edição foi realizada na comunidade de Rio Perso.

“O Círculo Italiano está muito satisfeito com essa iniciativa de resgatar a cultura italiana que há tempos estava sendo esquecida, e o La Nostra Gente é uma grande oportunidade que vem ganhando cada vez mais força, simpatizantes e a valorização das nossas famílias descendentes. Nosso objetivo é fazer com que as comunidades possam trazer seus aprendizados herdados de seus “antenati” para que haja uma maior confraternização com os filhos, netos e todos que por lá passarem. Temos a certeza que será uma festa singular onde todos poderão participar de uma programação especial”, destaca o presidente do Círculo Italiano, José Orlei Sartor.

O evento iniciará às 7h, com transmissão ao vivo pela Rádio Cocal 87,9 FM, com o programa Ricordi dei nostri Nonni, apresentado por Aldo Furlan, até as 11h. Às 10h30 haverá missa rezada e cantada em italiano, presidida pelo padre Jiovani Manique Barreto com a participação especial do coral, Serenata d’Amore regido pelo maestro Jaime De Brida.  Após a celebração, um almoço típico italiano preparado pela comunidade será servido  por adesão antecipada. Durante a programação haverá troca de sementes coordenada pela equipe técnica da Epagri, jogos de mora, bocha, triunfo, cantoria e uma exposição de fotos e utensílios da época. O encontro encerrará com um saboroso café da tarde.

O Círculo Italiano é uma Associação sem fins lucrativos que visa trabalhar para resgatar, manter e incentivar a cultura italiana e o amor pela Itália. Uma Associação entre amigos e aberta para receber sem custo algum, pessoas apaixonadas por essa riqueza cultural. Entende-se que está identidade histórica precisa ser cada vez mais enaltecida para que as gerações futuras possam também se espelhar e valorizar as tradições, costumes e cultura deixada pelos imigrantes, colonizadores e descendentes. O Círculo também é um incentivador da promoção de cursos de italiano. O Círculo também é parceiro na criação do Pacto de Amizade que será feito pela Prefeitura de Cocal do Sul com uma cidade italiana, Soverzene, em 2020.  

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? Fale conosco pelo Whatsapp