14/02/2023 às 11h02min - Atualizada em 14/02/2023 às 11h02min

Prefeito e vice de Tubarão são presos durante operação que apura desvio na coleta de lixo

Joares Ponticelli e Caio Torkaski foram presos preventivamente na 3ª fase da Operação Mensageiro do Gaeco e Geac

https://portallitoralsul.com.br/operacao-do-gaeco-mira-prefeito-e-vice-de-tubarao/
foto Divulgaçao

O prefeito de Tubarão, Joares Ponticelli, e o vice-prefeito, Caio Torkarski, foram presos preventivamente na manhã desta terça-feira, dia 14, pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO) e o Grupo Especial Anticorrupção (GEAC) do Ministério Público de Santa Catarina.

 

Os órgãos estão realizando a 3ª fase da Operação Mensageiro que, até o momento, já prendeu preventivamente sete prefeitos. Na manhã desta terça foram cumpridos dois mandados de prisão preventiva e oito mandados de busca e apreensão.

Segundo informações da Rádio Cidade de Tubarão, os agentes do Gaeco e Geac estiveram nos apartamentos do prefeito e vice cumprindo mandados de busca e apreensão. Bem como nos gabinetes de ambos na Prefeitura de Tubarão.

A Prefeitura de Tubarão deverá se manifestar após o cumprimento dos mandados. Com a prisão preventiva do prefeito e do vice, o presidente da Câmara de Vereadores, Gelson Bento (PP), deverá assumir como prefeito interino.

Foram cumpridos dois mandados de prisão preventiva em Tubarão – Foto: Divulgação/Gaeco
 

Mais de 20 mandados de prisão já foram cumpridos

As novas ordens judiciais expedidas pelo Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) estão sendo cumpridas no Sul do Estado e foram expedidas depois da análise dos depoimentos de testemunhas, dos investigados e das provas coletadas na primeira fase, que ocorreu em 6 de dezembro do ano passado.

Esta é a 3ª fase da Operação Mensageiro, que apura suspeita de fraude em licitação, corrupção ativa e passiva, organização criminosa e lavagem de dinheiro no setor de coleta e destinação de lixo em diversas regiões de Santa Catarina.

A investigação está em curso há pouco mais de um ano pela Subprocuradoria-Geral de Justiça para Assuntos Jurídicos do MPSC, que atua, em conjunto com o GAECO e o GEAC, nas apurações de crimes funcionais de prefeitos.

Ao todo até agora já foram cumpridos 121 mandados de busca e apreensão e 22 mandados de prisão – todos seguem presos preventivamente. A apuração ainda corre em segredo de justiça, por determinação legal, mas, assim que houver a publicidade dos autos, novas informações poderão ser divulgadas.

 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? Fale conosco pelo Whatsapp