18/09/2019 às 12h30min - Atualizada em 18/09/2019 às 12h30min

COCALFEST - Olimpíada Rural e jogos de mora resgatam costumes e tradições

Maria Luiza da Rolt - 87 News
Valorizar o produtor rural e a cultura local por meio de atividades do dia a dia com muita diversão e regate. É com esse objetivo que equipes que representarão as diferentes localidades de Cocal do Sul participarão da III Olimpíada Colonial. O evento faz parte da programação da VII Cocalfest e acontecerá no dia 28 de setembro, sábado, às 14h, no Centro de Eventos. Este ano, os grupos da terceira idade irão formar as equipes.

Segundo o diretor de Esportes, Mateus Cechinel o evento é emocionante, pois mostra bem a lida no meio rural, além de trazer competições curiosas e o resgate de algumas brincadeiras. “Aqui nós reunimos lazer e o resgate de muitas atividades realizadas pelos nossos antepassados e vividas até hoje no meio rural. Uma oportunidade para se divertir e conhecer de forma dinâmica todas essas atividades”, afirma Mateus.

A Olimpíada vai contar com atividades como corrida de carriola (mulheres), arremesso de tora, arremesso do milho, bocha do 48, corrida do ovo na colher, prova da caneta, topeador, debulhando milho e prova da Bicicleta Retardatária.

No domingo (29), às 10h, também acontecerá o Torneio de Mora e Trunfo, bem como, o projeto Jogos de Mesa, que envolverão crianças e adolescentes em competições de  xadrez, tênis de mesa, entre outros.
 
“Cocal do Sul é um dos poucos municípios que cultiva o jogo de mora. Esse jogo é uma tradição com origem na região italiana do Vêneto e levada para o Brasil pelos imigrantes. A palavra significa "morra!". Ele se resume em acertar o número do conjunto de dedos da mão que os contendores sucessivamente apresentam sobre uma mesa, batendo os dedos sobre ela. É preciso muita agilidade manual e reflexo.  Para quem observa, a diversão é garantida, mesmo sem entender nada”, explica Mateus. 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? Fale conosco pelo Whatsapp