Valorizar o produtor rural e a cultura local por meio de atividades do dia a dia com muita diversão e regate. É com esse objetivo que equipes que representarão as diferentes localidades de Cocal do Sul participarão da III Olimpíada Colonial. O evento faz parte da programação da VII Cocalfest e acontecerá no dia 28 de setembro, sábado, às 14h, no Centro de Eventos. Este ano, os grupos da terceira idade irão formar as equipes.
Segundo o diretor de Esportes, Mateus Cechinel o evento é emocionante, pois mostra bem a lida no meio rural, além de trazer competições curiosas e o resgate de algumas brincadeiras. “Aqui nós reunimos lazer e o resgate de muitas atividades realizadas pelos nossos antepassados e vividas até hoje no meio rural. Uma oportunidade para se divertir e conhecer de forma dinâmica todas essas atividades”, afirma Mateus.
A Olimpíada vai contar com atividades como corrida de carriola (mulheres), arremesso de tora, a
rremesso do milho, bocha do 48, corrida do ovo na colher, prova da caneta, topeador, d
ebulhando milho e prova da Bicicleta Retardatária.
No domingo (29), às 10h, também acontecerá o Torneio de Mora e Trunfo, bem como, o projeto Jogos de Mesa, que envolverão crianças e adolescentes em competições de xadrez, tênis de mesa, entre outros.
“Cocal do Sul é um dos poucos municípios que cultiva o jogo de mora. Esse jogo é uma tradição com origem na região italiana do
Vêneto e levada para o
Brasil pelos imigrantes. A palavra significa "morra!". Ele se resume em acertar o número do conjunto de dedos da mão que os contendores sucessivamente apresentam sobre uma mesa, batendo os dedos sobre ela. É preciso muita agilidade manual e reflexo. Para quem observa, a diversão é garantida, mesmo sem entender nada”, explica Mateus.