O Futfanatics, empresa de e-commerce de produtos esportivos, surgiu há sete anos a partir de uma visão de mercado. Naquela época, encontrar produtos esportivos em lojas físicas ou no e-commerce era uma tarefa um tanto complicada. Diante disso, André Garcia, proprietário da empresa, decidiu investir no negócio. "A ideia nasceu porque era um nicho que eu gostava enquanto consumidor. A maioria dos produtos que procurava no comércio eu não encontrava, então resolvi apostar nesse mercado e atender a demanda que existia", conta.
A empresa nasceu exclusivamente voltada para o e-commerce. "Na fase de planejamento e estruturação, procuramos uma plataforma que tivesse algo pronto para que não tivéssemos o trabalho de desenvolver do zero. Pesquisamos as ferramentas disponíveis, analisamos os recursos oferecidos e o custo, que tinha que ser baixo, pois era algo que não tínhamos a certeza se faria sucesso, então, todo cuidado com o investimento inicial era importante", explica Garcia. Durante a análise, a plataforma que mais se adequou às necessidades da Futfanatics foi a da Tray, unidade de e-commerce da Locaweb.
A ideia do empresário era escalar o negócio e com a plataforma da Tray foi possível definir essa meta, pois oferecia o plano ideal para a loja que ainda estava começando. "Se tudo desse certo e a loja crescesse, a plataforma da Tray iria crescer conosco e não precisaríamos buscar outro parceiro", diz André.
Após a construção da loja, o passo seguinte foi investir na publicidade, por isso, o empresário buscou uma forma de investir em mídia com valores que cabiam no orçamento. Como o negócio de vender camisas de clubes de futebol representa um nicho exclusivo e diferenciado para colecionadores, a parceria com blogs e sites do segmento deu certo.
"Por não ter muito produto do tipo no mercado, conseguimos uma indexação orgânica boa e rápida, que trouxe volume de vendas, fazendo com que a gente conseguisse dar o start inicial na loja", explica o dono do e-commerce.
Nos primeiros dias a loja virtual não registrou nenhuma venda, mas com o passar do tempo e a divulgação dos produtos, as vendas foram acontecendo gradativamente e, ao final do primeiro ano no ar, o e-commerce fazia de cinco a dez vendas por dia.
O crescimento atingiu excelentes números logo no segundo ano de operação, atingindo faturamento de R$ 1 milhão em vendas. "Foi uma curva ascendente, bem rápida. Desde então, o crescimento não parou, anualmente, entregamos 20% de crescimento da empresa", acrescenta André Garcia.
Na hora de comprar com a Futfanatics, os clientes podem esperar por ainda mais oportunidades de pagar menos ao usar sites que potencialmente disponibilizam cashback, como o Velupe. Assim, será possível receber parte do seu dinheiro de volta, gerando ainda mais economia para o orçamento.