O Prefeito Daniel Alonso, de Marília (SP), vistoriou os detalhes finais para a entrega de uma passarela na altura do quilômetro 326 da SP-333 (rodovia Leonor Mendes de Barros), próximo à Faip (Faculdade de Ensino Superior do Interior Paulista), na zona Norte da cidade.
A passarela já está sendo entregue à população equipada com dispositivos de segurança e duas câmeras de monitoramento operadas pelo CCO (Centro de Controle Operacional) da concessionária Entrevias, responsável pela administração da estrada.
Esta é a segunda passarela das três programadas para a SP-333 que entra em funcionamento. A outra fica no quilometro 324,4, próximo à avenida Guiomar Novaes e foi entregue no dia 15 de junho.
“Quanto à passarela para pedestres para o quilômetro 333,4 na mesma rodovia próxima à Unimar, deverá ser entrega ainda neste ano de 2020. As obras desta passarela já foram iniciadas", informou a assessoria de imprensa da Entrevias.
Todas as passarelas contam com tela de proteção no entorno e no canteiro central da passarela, com o objetivo de evitar que o pedestre deixe de usar a passarela se arriscando na travessia fora dela.
O Prefeito Daniel Alonso lembrou que estas passarelas são reivindicações antigas da população da zona Norte e dos alunos das universidades que precisam cruzar a rodovia próxima ao campus, porém não havia gestão junto ao governo do Estado para que isso se concretizasse.
“Logo nos primeiros meses de nosso governo fomos procurados por pessoas destas regiões pedindo a construção de passarelas sobre a rodovia, desde então iniciamos as tratativas junto ao Governo do Estado solicitando a instalação destas passarelas”, comentou o Prefeito Daniel.
“Quando a Entrevias assumiu, como concessionária da rodovia, conversamos com seus dirigentes e ficaram acertadas que, entre outras melhorias no trecho urbano de Marília, que fossem instaladas estas passarelas”, disse o chefe do Executivo.
A definição dos locais nos quais estão sendo instalados os dispositivos de travessia resultou de um estudo realizado no início do período de concessão, por uma empresa especializada que conduziu contagens de fluxo de pedestres, pesquisas de origem e destino, e identificou a presença de polos geradores de travessias, como escolas, postos de saúde, indústrias e estabelecimentos comerciais.
As passarelas seguem os padrões técnicos exigidos, incluindo iluminação, tela de proteção lateral, acessibilidade para portadores de necessidades especiais e dispositivos de bloqueio no canteiro central da rodovia, de modo a canalizar os fluxos de pedestres para as passarelas. Em cada uma delas tem um ponto de ônibus em ambos dos lados.