08/07/2020 às 13h50min - Atualizada em 08/07/2020 às 13h50min

CRISTOFOBIA: Justiça nega ação contra servidora da UFMS que citou Deus em comunicações internas da universidade

- 87 News
Estudos Nacionais

A ação judicial movida por um anti-religioso contra uma servidora da Fundação Universidade Federal do Mato Grosso do Sul requeria indenização pelo fato da servidora fazer citações da palavra “Deus” e de versículos bíblicos em comunicações internas da instituição. Na visão da autora da ação, citar Deus feria o estado laico.

A justiça decidiu por maioria, na ação que já teve Acordão publicado, que a atitude da servidora crente não viola o estado laico ou o “princípio da laicidade estatal”, já que as citações “não trazem em si qualquer conotação ou efeito de objetivamente constranger qualquer pessoa em sua liberdade religiosa”. A ação foi impetrada no Tribunal Regional Federal da 3º região, apelação cível Nº 0001199-60.2012.4.03.6000.

Contexto de Cristofobia

O episódio mostra o extremismo anti-religioso que já atinge o Brasil. O autor da ação contra a crente ilutra um tipo comum de preconceito contra religiosos no Brasil, em completa intolerância para com os cristãos.  A cristofobia manifesta-se de variadas formas, no Ocidente, com perseguição e discriminação velada ou expressa. Mas em alguns países do Ocidente e muitos do Oriente, a cristofobia toma contornos mais violentos e mata. Segundo relatórios de entidades internacionais, “de cada quatro pessoas que perseguidas no mundo hoje por conta de suas crenças, três são cristãos” (mais informações no livro Cristofobia, de Luis Antequera).


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? Fale conosco pelo Whatsapp