20/03/2020 às 20h15min - Atualizada em 20/03/2020 às 20h15min
Anvisa decide que compra de hidroxicloroquina exige receita médica
- 87 News
Gazeta do Povo/ANVISA
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária decidiu nesta sexta-feira (20) exigir apresentação de receita médica em farmácias para liberação de medicamentos com hidroxicloroquina, substância estudada como possível remédio para o novo coronavírus.
O órgão afirma que a medida vai evitar que pacientes que já utilizam o medicamento corram o risco de ficar sem tratamento.
"A falta do produto pode deixar os pacientes com malária, lúpus e artrite reumatoide sem os tratamentos adequados", diz a agência, que afirma ter recebido relatos de aumento da procura pelo produto após pesquisas indicarem que ele pode ajudar a tratar a nova doença.
"Apesar de alguns resultados promissores, não há nenhuma conclusão sobre o benefício do medicamento no tratamento do novo coronavírus", diz a Anvisa, que não recomenda uso do produto no momento."
Nota publicada pela ANVISA:
Diante das notícias veiculadas sobre medicamentos que contêm hidroxicloroquina e cloroquina para o tratamento da Covid-19, a Anvisa esclarece que:
- esses medicamentos são registrados pela Agência para o tratamento da artrite, lúpus eritematoso, doenças fotossensíveis e malária;
- apesar de promissores, não existem estudos conclusivos que comprovam o uso desses medicamentos para o tratamento da Covid-19. Portanto, não há recomendação da Anvisa, no momento, para a sua utilização em pacientes infectados ou mesmo como forma de prevenção à contaminação pelo novo coronavírus; e
- a automedicação pode representar um grave risco à sua saúde.