19/03/2020 às 13h14min - Atualizada em 19/03/2020 às 13h14min

CONORAVIRUS: Entenda porque as Autoridades estão preocupadas e o impacto que pode causar no Brasil

Estudo demonstra a necessidade de medidas drásticas para conter epidemia

Evandro Rodrigues - 87 News
GNN/The Intercept/Universidade Oxford

Especialistas da Universidade de Oxford, no Reino Unido, publicaram um estudo preliminar calculando e comparando as prováveis mortes pelo novo coronavírus no Brasil e na Nigéria. Aqui, de acordo com a projeção, deve haver até 478 mil mortes, caso as medidas necessárias para a contenção da doença não sejam tomadas. 


Trata-se de um preprint, ou seja, um estudo que ainda não foi revisado por outros pesquisadores, nem validado por uma publicação científica, mas que é antecipado para acelerar a circulação de informações de interesse público em emergências – exatamente como a crise que estamos vivendo.

Este estudo demonstra porque as Autoridades brasileiras estão tomando medidas drásticas para tentar conter o avanço do vírus.

É a questão matemática que assusta, pois a taxa de infecção do CORONAVÍRUS torna muito rápida a propagação sem medidas eficázes, o que pode levar o sistema de saúde brasileiro ao colapso.

Para chegar aos números, os pesquisadores analisaram a proporção entre jovens e idosos da população de vários países. O novo coronavírus é particularmente fatal para a população mais velha. Para entender o padrão de mortalidade da doença, os cientistas analisaram dados da Itália, onde
2.978 pessoas já morreram, e da Coreia do Sul, que, apesar de ser a quarta nação mais afetada do mundo, com mais de 8.200 casos, teve apenas 75 mortes.

De acordo com o estudo, o Brasil poderá ter grande número de mortes devido à quantidade de idosos que compõem nossas condições demográficas. Cerca de 2% da população tem mais de 80 anos. O coronavírus tem taxas de mortalidade maiores justamente entre os idosos, sobretudo a partir dos 60 anos.

“A pesquisa parte do princípio de que 40% da população de cada país será infectada pelo novo coronavírus. A porcentagem é baseada em uma outra pesquisa, da Universidade de Harvard, nos EUA, que afirma que a proporção de contaminados em escala global será de 40% a 70%. É uma premissa razoável, considerando que especialistas indicam que a Alemanha, com pouco mais de um terço do número de contaminados na Itália, atual epicentro da pandemia, terá até 70% de seus habitantes infectados.”

A estimava de que se 10% da população brasileira for contaminada com o coronavírus, o impacto para o SUS será de R$ 9 bilhões, apenas com gastos de UTI. O valor já é quase o dobro da verba de R$ 5 bilhões que o Governo Federal pretende destinar para essa crise na saúde pública.


Confira os dados da pesquisa na íntegra:

https://osf.io/fd4rh/?view_only=c2f00dfe3677493faa421fc2ea38e295


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? Fale conosco pelo Whatsapp