26/02/2020 às 18h44min - Atualizada em 26/02/2020 às 18h44min

Discos de Vinil continuam sendo uma paixão

Grupo criado na região promove o vinil e a solidariedade

- 87 News
Adriano - Amigos do Vinil SC

Uma paixão que resiste ao tempo e a modernidade. Para muitos é o melhor formato de áudio. É a diferença de dirigir um carro manual e um carro automático. Sim, estamos falando de vinil.

O Disco de vinil - conhecido simplesmente como vinil ou, ainda, "Long Play" (abreviado como LP) - é o nome utilizado para chapas - majoritariamente de cor negra e contendo um rótulo no centro chamado de selo fonográfico - fabricadas através de processos eletromecânicos e feitas de um material plástico chamado policloreto de vinila - abreviado simplesmente como vinil ou PVC - e que são utilizadas para o armazenamento de áudio (principalmente canções) desde 21 de junho de 1948 até os dias atuais, embora tenham experimentado um grande declínio em seu uso a partir da década de 1990, com a introdução do CD.

Desde o início da sua comercialização, em 1948, enfrentaram a concorrência de diversos formatos similares, especialmente daqueles baseados em tecnologias que envolviam fitas magnéticas. De menção obrigatória pelo seu impacto na cultura popular são a fita cassete e o cartucho ou stereo 8 que tiveram grande importância comercial para a indústria fonográfica. Entretanto, nenhum desses formatos chegou a ameaçar a posição dos LP's como principal meio de armazenamento de áudio entre os anos 1960 e os anos 1980. Foi apenas com a invenção do CD - um meio de armazenamento digital - em meados desta última década que iniciou-se o declínio do disco de vinil como principal formato de comercialização de música gravada. Apesar disso, experimentou um ressurgimento a partir da década de 2000, tendo a indústria registrado um novo interesse e um aumento das vendas deste meio de armazenamento de áudio até os dias atuais.

Nos EUA, o comércio de vinil voltou a crescer acima de 50% em 2014. De acordo com o The Wall Street Journal, ao todo 9,2 milhões de LPs foram vendidos no ano passado. Entre os artistas que mais venderam disco de vinil estão: ArticMonkeys, Lorde, Lana Del Rey, Lady Gaga, entre outras bandas que atraem um público jovem no país e no restante do mundo.


No Brasil, o disco de vinil foi lançado comercialmente em 1951, mas só começou a suplantar o disco de 78 rotações em 1964, e dominou o mercado até 1996.

As grandes gravadoras produziram discos de vinil até 1997, restando a partir daí apenas uma gravadora independente, em Belford Roxo, na Baixada Fluminense, que faliu no ano 2000. Os LPs perderam o valor e passaram e ser comercializados nos chamados sebos, a preços muito baixos.

Com a recuperação das vendas de LPs nos Estados Unidos e na Europa, empresários brasileiros recuperaram, em 2009, as máquinas da gravadora de Belford Roxo e voltaram a produzir discos de vinil no país.

Com capacidade de produzir 28 mil LPs por mês, continua como a única empresa da América Latina.

Na região sul, existem grupos dedicados a colecionadores e amantes do vinil. Um dos grupos, o "AMIGOS DO VINIL" tem realizado encontros para compra, venda e troca de discos, além de promover a amizade entre os membros do grupo, não esquecendo da solidariedade, pois nos encontros realizados, o dinheiro que arrecadam com as jantas promovidas, são revertidos para entidades. Este ano foram realizados dois encontros, sendo o primeiro revertido em pról da APAE de Cocal do Sul e o segundo realizado na última semana, o lucro será destinado ao hospital de Urussanga.

Além disso, os dois últimos encontros contaram com músicos da região que relembraram grandes sucessos e animaram os colecionadores.  As vozes do músico Janiter Cargnin, Valmicio de Pieri (Raul Seixas Cover) e do professor Djalma Santos Araujo contagiaram a todos que participaram dos eventos.

Interessados em participar do grupo, podem solicitar convite pelo whatsapp (48) 99850-0604.


 

 

 

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? Fale conosco pelo Whatsapp