Cinco pitbulls foram resgatados em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, nesta terça-feira (17), em um desdobramento da operação que desmontou um esquema de rinhas de cães internacional no último final de semana.
Segundo o delegado Matheus Laiola, da Delegacia do Meio Ambiente de Curitiba, a polícia chegou até a residência onde os animais estavam porque um dos presos em Mairiporã, na Grande São Paulo, é o proprietário dos animais. “A gente prendeu o no lá em Mairiporã, agora, nós recebemos ontem a informação de onde que seria o canil dele, viemos aqui em São José dos Pinhais e a denúncia se confirmou. Cinco cães preparados para as rinhas de animal”, explicou.
Os pitbulls resgatados estavam em condições de maus-tratos e também eram treinados para participar de rinhas. “Eles estavam sem alimentação, sem água, em correntes extremamentes curtas. E o que mais revolta é que todos, sem exceção alguma, estão com marcas de briga. Uma equipe de médicos veterinários constatou que são marcas de briga entre os cães, dá pra perceber que são cães extremamente dóceis, só que se soltar um do lado a tendência é um desses cães morrer”, disse Laiola.
Ainda conforme o delegado, nesta segunda-feira (16), a Justiça concedeu ao proprietário dos animais liberdade provisória mediante pagamento de fiança. No entanto, a polícia do Paraná irá representar novamente contra o suspeito. “A gente vai representar pra que ele seja preso de novo”, completou Laiola.
Em seu Instagram, o delegado postou sobre o resgate desta terça-feira (17):
Quarenta e uma pessoas foram presas e 21 pitbulls resgatados de uma rinha de cães (19 com vida, um já morto e um que morreu posteriormente), na noite de sábado (14), na cidade de Mairiporã, na Grande São Paulo. A investigação de acabou com o esquema de luta e maus-tratos animais começou no Paraná, depois que a Polícia Civil recebeu a denúncia de que um homem de São José dos Pinhais estava treinando seus cachorros para a competição internacional.