22/11/2019 às 11h16min - Atualizada em 22/11/2019 às 11h16min

“Fim dos likes” no Instagram reduziu engajamento, diz pesquisa

- 87 News
Canaltech

O pesadelo dos influenciadores, efetivamente, é real. Conforme apontou uma pesquisa feita pela Celebryts, o fim dos likes visíveis na rede social reduziu o nível de engajamento dos usuários com os perfis, levando a uma queda de 11% no total de curtidas e de 13% no número de comentários publicados nas postagens dos seguidos.

instagram

instagram

© kickpages instagram

De acordo com a startup especializada em marketing de influência, entretanto, um outro resultado inesperado surgiu a partir da mudança implementada pelo Instagram: o total de postagens cresceu pouco mais de 8%, algo que a empresa vê como um fator positivo e que deu mais liberdade de criação de conteúdo para os influenciadores, mesmo com os resultados desse esforço não mais disponíveis publicamente.

Para o fundador da Celebryts, Leandro Bravo, esse crescimento está relacionado à redução da pressão ocasionada pelo ocultamento das curtidas. Segundo ele, quando ninguém além do próprio influenciador tem acesso aos próprios resultados, há maior liberdade de expressão e autonomia para falar de outros assuntos, com apenas o próprio sabendo indicar o que funcionou ou não junto à própria audiência.

Por outro lado, o especialista aponta que um dos resultados esperados originalmente, na época que o Instagram ocultou as curtidas, não veio. Inicialmente, houve crescimento no número de comentários, com a rede social desejando uma maior interação e geração de conteúdo entre seus utilizadores. Mas, no longo prazo, o resultado divulgado em pesquisa publicada pela startup mostrou que houve queda ainda maior nesse tipo no número de comentários publicados, em comparação com os próprios likes.

O sumiço das curtidas mudou o jogo do Instagram, com os usuários, também, se sentindo menos obrigados a curtirem as postagens de seus seguidos e, possivelmente, sendo mais sinceros quanto a gostar ou não de um determinado conteúdo. Para Bravo, porém, ainda é cedo para falar em tendências ou mudanças definitivas nesse tipo de comportamento.

O Instagram anunciou o sumiço das curtidas em julho, primeiro por meio de testes e, depois, de maneira definitiva. Na ocasião, a empresa afirmou que essa era uma maneira de tornar mais sadia a utilização do serviço, sem que seus usuários sintam estar em uma competição e reduzindo a pressão por resultados. Desde então, os utilizadores podem ver as métricas apenas dos próprios perfis.

Entretanto, mesmo tanto tempo depois, a mudança continua valendo apenas para os aplicativos do Instagram no iOS e Android. Eles são, claro, a principal maneira de acesso à plataforma, mas quem utilizar sua interface web ainda tem acesso ao total de curtidas em todas as contas. Números de visualizações de vídeos e o total de comentários nas postagens, por outro lado, continuam aparecendo em todas as versões da rede social.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? Fale conosco pelo Whatsapp