23/10/2023 às 12h48min - Atualizada em 23/10/2023 às 12h48min

Novo ciclone extratropical se forma no Brasil com forte intensidade

Por Clarissa Guimarães

Um ciclone extratropical de grande dimensão e intenso vai se formar entre terça (24) e quarta (25) ao longo da costa do Sul do Brasil, conforme previsão da MetSul Meteorologia, o que pode provocar chuva forte em várias cidades do país. Uma área de baixa pressão traz muitas nuvens e chuva nesta segunda-feira (23) no Rio Grande do Sul.

O ciclone extratropical vai se formar sobre o Atlântico Sul com reflexos no tempo nas regiões Central e Sul do Brasil. A frente fria, associada ao ciclone, vai avançar pelo Sul com chuva e temporais depois de provocar instabilidade nos três estados do Sul do Brasil.

Uma área de baixa pressão traz muitas nuvens e chuva nesta segunda-feira (23) no Rio Grande do Sul. A chuva deve ser forte principalmente em cidades mais a Oeste. Na maiorias das regiões gaúchas, porém, a chuva deve ter baixos volumes.

"Na terça, o centro de baixa pressão estará sobre o oceano a Leste do Uruguai e da foz do Rio da Prata, deslocando-se para Leste, onde começa a se aprofundar com pressão atmosférica de 998 hPa e dará origem a um ciclone extratropical", detalha a MetSul.

Na quarta-feira (25), o ciclone começa a se afastar. O centro do sistema estará entre 500 km e 700 km a Sudeste do Chuí, longe da costa, com pressão que despencará para 978 hPa pela projeção dos modelos.

Frente fria

O grande impacto deste ciclone, de acordo com previsão da MetSul, será gerado pela frente fria associada que vai levar chuva e temporais, alguns fortes a intensos com vendavais e danos, em vários locais do Centro-Oeste e do Sudeste do Brasil que enfrentam temperatura muito alta.

O risco de tempestades severas está previsto para o Centro-Oeste, onde a atmosfera está por demais aquecida com uma sequência de mais de uma semana de dias com máximas acima de 40°C. Cuiabá completa oito dias seguidos com máximas na casa dos 40°C.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? Fale conosco pelo Whatsapp