14/10/2023 às 16h31min - Atualizada em 15/10/2023 às 00h00min

Habitat Brasil quer reformar 5 mil pisos no Nordeste até 2028

Proposta é renovar pisos em moradias vulneráveis, principalmente as que possuem crianças, para que possam ter um desenvolvimento saudável e adequado.

Agência Brasil
https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2023-10/habitat-brasil-quer-reformar-5-mil-pisos-no-nordeste-ate-2028

A campanha 100 Mil Pisos para Brincar, lançada no Brasil pela organização não governamental (ONG) Habitat para a Humanidade, quer reformar 5 mil pisos, até 2028, no semiárido nordestino. A iniciativa faz parte da campanha da Habitat América Latina e se baseia em levantamento feito pela ONG, fundada nos Estados Unidos, que identificou a existência de 11 milhões de moradias com piso predominantemente de terra batida no continente. “Não está nem considerando aquele piso inadequado mas que já tem alguma cobertura”, explicou nesta quarta-feira (11) à Agência Brasil a gerente de Programas da Habitat Brasil, Moema Rolim.



A proposta é reformar pisos em moradias vulneráveis, principalmente as que possuem crianças, para que possam ter um desenvolvimento saudável e adequado. No ano passado, a campanha foi lançada na América Latina e já contabiliza 3,8 mil pisos executados, em sua maioria em países da América Central.



Piloto



Moema informou que um projeto-piloto está sendo realizado no agreste pernambucano, para reforma de 20 pisos, com financiamento da empresa Votorantim. Os trabalhos vão se concentrar, inicialmente, no semiárido do Nordeste, porque dados de um estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) sobre inadequação das habitações no Brasil, divulgado este ano, apontam a existência de um milhão de casas no país com piso inadequado. “Mais de 530 mil estão na zona rural. Ou seja, a maior parte dessa inadequação de piso está na área rural. Como o semiárido brasileiro concentra a maior parte da população rural do Brasil, a gente achou por bem começar o projeto por essa região”.



A gerente de Programas do Habitat Brasil esclareceu, porém, que isso não significa que a atuação não abrangerá outros lugares do país. “O nosso limite é o Brasil. A gente vai olhando para onde tem mais demanda, onde tem população de maior vulnerabilidade e está precisando mais”. A expansão da campanha depende da obtenção de novos financiamentos, não só de empresas que trabalham na área da construção civil, como a Votorantim, mas de corporações e companhias de outros segmentos da economia que possam investir para que a meta seja atingida e o projeto seja ampliado para outros lugares brasileiros.



ONG



A Habitat para a Humanidade é uma organização global fundada nos Estados Unidos em 1976 com o objetivo de atuar no combate às desigualdades e garantir que pessoas em condições de pobreza tenham um lugar digno para viver. Presente em mais de 70 países, a ONG defende o direito à cidade e soluções de acesso à moradia, água e saneamento, em articulação com diversos setores e comunidades. No Brasil, sua atuação ocorre desde 1992. Já foram desenvolvidos projetos em 24 estados. (Alana Gandra)



Texto publicado pela Agência Brasil.



Fonte: https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2023-10/habitat-brasil-quer-reformar-5-mil-pisos-no-nordeste-ate-2028

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? Fale conosco pelo Whatsapp