12/10/2023 às 16h51min - Atualizada em 13/10/2023 às 00h00min

COI suspende Comitê Olímpico Russo por violar integridade territorial

Decisão do COI ocorre após Comitê Russo ter incluído entre seus membros, de forma unilateral, atletas de organizações desportivas de áreas invadidas por forças militares.

Agência Brasil
https://agenciabrasil.ebc.com.br/esportes/noticia/2023-10/coi-suspende-comite-olimpico-russo-por-violar-integridade-territorial



O Comite Olímpico Russo (ROC, na sigla em inglês) foi suspenso, por tempo indeterminado, e não poderá mais receber qualquer financiamento do movimento olímpico. A decisão, anunciada nesta quinta-feira (12) pelo Comitê Olímpico Internacional (COI), ocorre após o ROC ter incluído, entre seus membros atletas de organizações desportivas de áreas invadidas por forças militares (Donetsk, Kherson, Luhansk e Zaporizhzhia).



Em nota, o COI considera a atitude unilateral do Comitê Russo “uma violação à integridade territorial do Comitê Olímpico da Ucrânia, conforme reconhecido pelo COI, em conformidade com a Carta Olímpica”.






O Conselho Executivo do COI afirma também que  ainda não decidiu sobre a participação atletas russos na Olimpíada de Paris 2024 e nos Jogos Olímpicos de Inverno de 2026, em Milão e Cortino, na Itália.



Em março deste ano, o COI recomendou às federações internacionais que autorizassem atletas com passaporte da Rússia e de Belarus a participarem de competições internacionais como atletas neutros em modalidades individuais.



Texto publicado pela Agência Brasil.



Fonte: https://agenciabrasil.ebc.com.br/esportes/noticia/2023-10/coi-suspende-comite-olimpico-russo-por-violar-integridade-territorial

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? Fale conosco pelo Whatsapp