03/08/2023 às 19h59min - Atualizada em 04/08/2023 às 00h01min

Órgãos ambientais destroem embarcações usadas para extrair ouro ilegal

Objetivo da operação foi acabar com a exploração de ouro ilegal do Rio Paraíba do Sul, entre São Fidélis, Carmo e Santo Antônio de Pádua, no noroeste fluminense.

Agência Brasil Geral
https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2023-08/orgaos-ambientais-destroem-embarcacoes-usadas-para-extrair-ouro-ilegal



Ação conjunta da Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade (Seas) com o Instituto Estadual do Ambiente (Inea) resultou na apreensão e inutilização de três balsas usadas para a extração ilegal de ouro no Rio Paraíba do Sul. Executada nesta quinta-feira no interior do Rio de Janeiro, a operação também recolheu indícios de utilização recente das embarcações, como roupas, compressor de ar em condições de uso e mangote para alimentar mergulhadores. Todas as estruturas foram desmobilizadas pela equipe do órgão ambiental estadual.



O objetivo é acabar com a exploração de ouro ilegal do Rio Paraíba do Sul, entre os municípios de São Fidélis, Carmo e Santo Antônio de Pádua, no noroeste fluminense. As balsas foram incendiadas.



Notícias relacionadas:

“Temos diversas ferramentas de monitoramento para coibir quaisquer crimes ambientais em todo o estado do Rio de Janeiro, estamos e continuaremos atentos em otimizar nossas fiscalizações e nosso papel enquanto gestores”, afirmou o vice-governador e secretário de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, Thiago Pampolha.



Os órgãos ambientais estaduais registraram o caso na Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente para tentar localizar os responsáveis pela extração ilegal.



Denúncias de crimes ambientais em todo o estado do Rio de Janeiro podem ser feitas ao Linha Verde, por meio dos telefones 0300 253 1177 (interior, custo de ligação local), 2253-1177 (capital),  e também pelo aplicativo para celular Disque Denúncia Rio, onde usuários com sistema operacional Android ou iOS podem denunciar anexando fotos e vídeos, com a garantia de anonimato.



 



 




Fonte: https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2023-08/orgaos-ambientais-destroem-embarcacoes-usadas-para-extrair-ouro-ilegal

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? Fale conosco pelo Whatsapp