02/08/2023 às 20h39min - Atualizada em 03/08/2023 às 00h01min

Sesc Belenzinho apresenta obras de 240 artistas negros

A mostra Dos Brasis - Arte e Pensamento Negro oferece uma incursão pelas artes visuais produzidas em diferentes momentos. Exposição fica aberta até janeiro do ano que vem.

Agência Brasil Geral
https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2023-08/sesc-belenzinho-apresenta-obras-de-240-artistas-negros



O Sesc Belenzinho, na capital paulista, abriu as portas nesta quarta-feira (2) para o público conhecer as obras de 240 artistas negros, reunidas na exposição de arte afro-brasileira mais abrangente já feita no país. A mostra Dos Brasis - Arte e Pensamento Negro oferece uma incursão pelas artes visuais produzidas em diferentes momentos e recebe visitantes até 28 de janeiro de 2024.



A exposição adota um sistema de organização que desobedece as linhas cronológica, de estilo e linguagem. No lugar disso, agrupa as obras em sete núcleos: Romper, Branco Tema, Negro Vida, Amefricanas, Organização Já, Legitima Defesa e Baobá, que fazem alusão a importantes intelectuais negros, como Beatriz Nascimento, Emanoel Araújo, Guerreiro Ramos, Lélia Gonzales e Luiz Gama.



Notícias relacionadas:

A seleção exigiu minúcia do corpo curatorial na etapa de pesquisa. Após a concepção da ideia, em 2018, assumiram a curadoria Hélio Menezes e Igor Simões. Em 2022, o projeto passa a ter como curadores geral e adjuntos Simões e Marcelo Campos e Lorraine Mendes. 



A equipe identificou nomes das artes visuais tanto nas capitais do país como no interior. Para isso, fez pesquisas in loco em todas as regiões do Brasil, com a participação do Sesc em cada estado. 



Para selecionar o que pode expressar a presença negra na arte brasileira e com que o público teria contato, os curadores garimparam obras de coleções públicas e particulares, além de ateliês e portfólios. A busca também se converteu em atividades públicas, como palestras e leituras de portfólio, transcendendo a exposição em si. 



Outro fruto do trabalho dos curadores foi um programa de residência artística online, chamado Pemba: Residência Preta, que contou com mais de 450 inscrições. Ao todo, 150 artistas foram convocados para participar e receber orientações de Ariana Nuala (PE), Juliana dos Santos (SP), Rafael Bqueer (PA), Renata Sampaio (RJ) e Yhuri Cruz (RJ).



Serviço:



Local: Sesc Belenzinho 

Período expositivo: 3 de agosto de 2023 a 28 de janeiro de 2024

Horário de funcionamento: Terça a sábado, das 10h às 21h. Domingos e feriados, das 10h às 18h

Acessibilidade: Rampas, elevadores, piso tátil, banheiros adaptados e outros equipamentos acessíveis.

Classificação indicativa: Livre 

Entrada gratuita




Fonte: https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2023-08/sesc-belenzinho-apresenta-obras-de-240-artistas-negros

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? Fale conosco pelo Whatsapp